Ivan Storti / Santos FC
Ivan Storti / Santos FC

Palmeiras tem chance de avançar e Santos pode cair: veja as contas para a última rodada do Paulistão

Time praiano joga a vida em confronto direto com o São Bento, enquanto alviverde depende de ajuda do arquirrival Corinthians diante do Novorizontino

Redação, O Estado de S.Paulo

07 de maio de 2021 | 10h00

O clássico entre Palmeiras e Santos, disputado nesta quinta-feira no Allianz Parque e vencido pelo time da casa por 3 a 2, definiu o caminhos dos dois times na última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista Sicredi 2021: enquanto o Palmeiras reduziu a distância para o Novorizontino e segue com chances de se classificar para as quartas-de-final, mas depende do Corinthians, o clube da Baixada terá de jogar para evitar um inédito rebaixamento no torneio.

O Santos depende apenas de si para evitar a queda. Dois times serão rebaixados, sendo que o São Caetano, com apenas três pontos, já caiu para a A2. A última 'vaga' para a série inferior fica entre o alvinegro e São Bento, que se enfrentarão na rodada final na Vila. A equipe de Sorocaba tem nove pontos, enquanto o Santos soma dez - dessa forma, a equipe santista precisa vencer ou empatar para permanecer na primeira divisão. Ainda existe a possibilidade de o Santo André ser rebaixado também, caso seja derrotado e o outro jogo termine em empate.

O Palmeiras precisará da ajuda do rival Corinthians para se classificar. O time de Abel Ferreira tem 18 pontos, enquanto o Novorizontino, segundo colocado da chave, soma 19. O Bragantino, com 22, já tem a vaga garantida. Espera pelo rival. Para se classificar, o Palmeiras precisa vencer o seu jogo contra a Ponte Preta em Campinas e torcer para que o arquirrival Corinthians ao menos empate diante do time de Novo Horizonte na Neo Química Arena. Caso o Palmeiras empate e o Novorizontino perca, a decisão ficaria no saldo de gols. A equipe do interior está em vantagem no momento: 6 contra 5.

A situação do Palmeiras se complica pelo fato de o rival já ter sua vida resolvida no Paulista. O Corinthians joga apenas para cumprir tabela: já tem a primeira posição de seu grupo garantida, enfrentará a Inter de Limeira nas quartas e não tem chance de alcançar a primeira colocação geral. Além disso, o alvinegro da capital paulista também jogou nesta quinta, pela Copa Sul-Americana, e venceu o Sport Huancayo do Peru por 3 a 0 com escalação considerada titular.

Quem também está tranquilo é o São Paulo: com 26 pontos, o time de Hernán Crespo já está classificado, tem a primeira colocação geral do Paulistão e sabe que jogará contra a Ferroviária no primeiro mata-mata.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.