Nilton Fukuda/AE
Nilton Fukuda/AE

Palmeiras tenta garantir primeira vaga nas semifinais

Principal atração da equipe alviverde é a volta do goleiro Marcos, que deve receber proposta de renovação

AE, Agencia Estado

24 de março de 2009 | 08h39

SÃO PAULO - O Palmeiras recebe o Bragantino nesta terça-feira, às 19h30, no Palestra Itália, em jogo válido pela 16.ª rodada, com acompanhamento online do estadao.com.br, e depende só de si para se tornar o primeiro classificado para as semifinais do Campeonato Paulista. Com 37 pontos, líder folgada da competição, a equipe precisa apenas de uma vitória para se garantir entre os quatro primeiros colocados, independentemente dos demais resultados da rodada.

Veja também:

linkApós susto, Keirrison está confirmado no Palmeiras

linkPalmeiras reconta cartões e confirma Wendel na terça

linkPalmeiras comemora manutenção da invencibilidade

tabela Campeonato Paulista - Tabela e resultados

especial Dê seu palpite no Bolão Vip do Limão

O principal destaque do time é a volta do goleiro Marcos, cheio de moral. O veterano goleiro ouviu da diretoria, na semana passada, a intenção de uma renovação de contrato por mais dois anos. O gerente de futebol Toninho Cecílio pediu ao camisa 12 que pensasse numa proposta salarial pelo novo contrato, que substituiria o que está em vigência e termina em dezembro. Marcos faz 36 anos em agosto e recebe salários de R$ 120 mil, além de uma quantia em luvas. "Não vamos oferecer menos do que ele já ganha", diz Toninho, sem abrir valores.

A valorização de Marcos foi uma das bandeiras de campanha do novo presidente Luiz Gonzaga Belluzzo. Há, no clube, quem seja contra a renovação com o goleiro, acusando-o de já estar "velho", mas o dirigente bateu o pé, por entender que a imagem de ídolo deve ser valorizada ao extremo, inclusive pelo departamento de marketing - novos projetos, como aquele de 2007, do hino cantado por Marcos e outros dois queridinhos da torcida (Valdivia e Edmundo), vão surgir em breve.

A ideia da criação de um busto para o goleiro ainda existe, mas só será levada à votação no Conselho Deliberativo depois que ele encerrar a carreira. O próprio Marcos se sente incomodado quando o assunto vem à tona. Sempre lembra que ainda é um jogador em atividade e, por isso, não pode virar estátua. "Oferecemos um novo contrato ao Marcos porque ele teve uma temporada perfeita em 2008, livre de lesões", diz Toninho. "E é um líder nato."

 Palmeiras
Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Marcão (Jefferson); Pierre, Sandro Silva, Cleiton Xavier e Diego Souza; Lenny (Marquinhos) e Keirrison
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
 Bragantino
Gilvan; Gabriel, Gustavo e Kadu (Alan); Tiago Almeida, Moradei, César Gaúcho, Paulinho Kobayashi (Adãozinho) e Pará; Bill (Malaquias) e Nunes
Técnico: Marcelo Veiga
Árbitro: Robério Pereira Pires

Estádio: Palestra Itália, em São Paulo, SP

Horário: 19h30

Rádio: Eldorado/ESPN - AM 700/FM 107.3

TV: PPV

Horário: 19h30

Este ano, porém, Marcos participou de apenas sete dos 19 jogos do time. Demorou a estrear porque fez uma pré-temporada maior que os demais, assim projetada para que ele suportasse o ano sem lesões. Marcos acabou dando azar - sofreu edemas musculares em jogos contra o Potosí e o Guarani. Bruno o substituiu e diz que não se importa em ceder novamente o lugar ao experiente colega. E Vanderlei Luxemburgo garante: o camisa 12 é titular absoluto.

OUTROS JOGOS

Ainda sonhando com um lugar nas semifinais, o Barueri recebe o Marília precisando vencer para não ficar longe demais do G-4, o grupo dos classificados - tem 25 pontos, cinco a menos que a Portuguesa, quarta colocada. O adversário está em situação desesperadora: com 14 pontos, o Marília começa a rodada na 18ª posição.

Outros dois jogos abrem a 16.ª rodada nesta terça-feira, com a luta contra o rebaixamento como destaque. Depois de voltar a vencer no fim de semana, após 12 partidas de jejum, o Guarani tenta deixar o penúltimo lugar - tem 13 pontos - com uma vitória sobre o São Caetano, que tem 17 pontos e, se perder de novo, passará a ficar ameaçado pelo descenso. E o Oeste, com 16 pontos, recebe o Mogi Mirim, que tem 9 pontos e, mesmo com uma vitória, não conseguirá deixar a lanterna nesta rodada. (Com Juliano Costa, do Jornal da Tarde)

Todos os jogos desta terça-feira:

19h10

Oeste x Mogi Mirim - Ildenor Picardi

19h30

Palmeiras x Bragantino - Palestra Itália

21h30

Barueri x Marília - Arena Barueri

São Caetano x Guarani - Anacleto Campanella

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.