Para Pelé, Alemanha vem forte para Copa do Mundo

Rei enaltece campanha germânica nas Eliminatórias e diz que a seleção apresenta um 'futebol novo'

Paulo Favero, O Estado de S. Paulo

17 de outubro de 2013 | 07h30

SÃO PAULO - Pelé confessou que está feliz com o futebol que a Alemanha apresentou nas Eliminatórias e acha que a equipe tem tudo para brilhar na Copa de 2014. Ele foi o convidado de honra no lançamento do livro "1283", da Toriba Editora, e enalteceu a campanha germânica. "A Alemanha está deixando a gente satisfeito e jogando um futebol novo. A Espanha a gente já conhece, mas a Alemanha é um time que eu gosto", disse rapidamente o ex-jogador na saída do evento em São Paulo.

Visivelmente emocionado - ele chegou a chorar ao relembrar de sua trajetória -, Pelé contou uma história que pouca gente sabe. Em 1966, durante a Copa na Inglaterra, ele estava na concentração quando recebeu um telefonema do empresário da banda Beatles, que dizia que o grupo era fã de futebol e queria fazer um show particular para a seleção brasileira. Mas a comissão técnica vetou. "Falaram para mim que não iriam deixar esses cabeludos tocar para a gente", brincou Pelé. Anos depois, ele encontrou com John Lennon nos Estados Unidos e os dois riram do episódio.

Para marcar a carreira, o Rei do Futebol lançou um livro que tem uma edição limitada de 1.283 cópias - o mesmo número de gols que marcou -, numerada e que jamais será reimpressa. Cada exemplar pesa cerca de 15 quilos e custa R$ 3,6 mil. Do total, 200 unidades ainda trazem uma fotografia especial de Luis Paulo Machado, que rodou o mundo por mostrar Pelé com um coração de suor no peito. Neste caso, o exemplar custa R$ 5,5 mil. "Eu me emociono com esse registro, é um legado que deixo para o Brasil."

A edição de luxo teve de ser impressa na Itália e cada livro recebeu um acabamento artesanal. Segundo Pedro Sirotsky, presidente da editora, apenas metade das unidades será vendida no Brasil. "O restante ficará para o mercado externo e já temos lançamentos previstos em Londres, Nova York e Dubai", explica. Segundo o executivo, reservas podem ser feitas pela internet no site da editora e o produto já está nas livrarias. Ele lembra ainda que já foram negociadas mais de 400 unidades do livro com pessoas que fizeram pré-reserva e parceiros da empresa.

Tudo o que sabemos sobre:
Copa do MundoPeléfutebol

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.