29 de junho de 2010 | 19h30
Uma multidão comemorou no centro de Assunção nesta terça-feira a vitória do Paraguai contra o Japão e a classificação inédita da seleção para as quartas de final em uma Copa do Mundo.
Torcedores mostrados pela TV paraguaia acompanharam a decisão dos pênaltis em silêncio. No quinto gol, que confirmou a vitória, houve gritos e muito pularam e choraram.
"Somos um país pequeno e merecíamos essa alegria", disse à imprensa local uma mulher com uma bandeira nas costas.
Durante a partida, o comércio fechou as portas e ruas foram bloqueadas ao trânsito em Assunção. No interior do país, foram realizadas caravanas de carros, motos e bicicletas com as pessoas buzinando e erguendo bandeiras do país.
"Hoje o Paraguai é notícia e notícia positiva no mundo inteiro", disse um locutor da rádio Ñanduti, de Assunção.
Carta
O presidente Fernando Lugo enviou uma carta aos jogadores, que foi lida pelas principais emissoras de rádio do país.
"Choramos de emoção e nos reencontramos com a velha esperança de uma nação que confia em seus filhos. Quero felicitar os jogadores. Arriba Paraguai", diz a carta.
Já a manchete da edição online do jornal ABC Color era "Pare de sofrer! Paraguai está nas quartas de final!".
Paraguaios que moram na capital argentina também comemoraram, erguendo bandeiras e falando em guarani para as câmeras de televisão do país.
"O que eu disse é que estamos felizes, como nunca, e que sonhamos em disputar com o Brasil e vencer", disse um torcedor à emissora de televisão argentina TN (Todo Noticias).
Outro agradeceu ao técnico argentino da seleção paraguaia, Gerardo Martino, "pela oportunidade de o Paraguai chegar longe".BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Encontrou algum erro? Entre em contato