José Patrício/Estadão
José Patrício/Estadão

Paulistão terá grupos e chance de final nos pênaltis

Cada equipe atua contra os rivais das outras chaves, totalizando 15 jogos na primeira fase

AE, Agência Estado

30 de outubro de 2013 | 13h18

SÃO PAULO - O conselho técnico (antigamente chamado de arbitral) da Federação Paulista de Futebol (FPF) aceitou a proposta dos dirigentes da entidade, nesta quarta-feira, e definiu que o Paulistão/2014 terá quatro grupos na primeira fase e será realizado em 19 datas, quatro a menos do que nos últimos anos. Antes do conselho técnico, realizado na sede da entidade, a FPF já havia conversado individualmente com os dirigentes dos 20 clubes da Série A-1 do Paulistão e acertado com eles a aprovação do formato proposto agora oficialmente.

Pelo novo modelo, os 20 times foram divididos em quatro grupos. Cada equipe atua contra os rivais das outras chaves, totalizando 15 jogos na primeira fase para todos. Como São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians foram cabeças de chaves no sorteio, a Federação garantiu a realização de todos os clássicos na primeira fase, agradando à TV. O formato é uma resposta ao Bom Senso FC, grupo formado por jogadores, e que reclama, entre outras coisas, da falta de uma pré-temporada adequada e do excesso de partidas por ano. Com os grupos, o Paulistão elimina quatro datas da primeira etapa e poderá iniciar uma semana depois do previsto, em 19 de janeiro, atendendo também uma necessidade do calendário apertado em razão da Copa do Mundo.

Os dois primeiros colocados de cada um dos grupos avançam às quartas de final do Paulistão. Esta fase e a semifinal ocorrem em jogo único, enquanto a decisão do título se dará em duas partidas, como vem sendo feito nas últimas temporadas. Em todos os confrontos, em caso de empate (inclusive no placar agregado da final), o vencedor será apontado nos pênaltis. As quatro equipes de pior campanha geral serão rebaixadas. Os times sorteados nos grupos A e B (de São Paulo e Corinthians) terão o direito de realizar sete partidas como mandante, com os grandes recebendo dois clássicos. Já os times dos grupos C e D (de Santos e Palmeiras) farão um jogo a mais em casa, mas só mandarão um clássico.

SORTEIO

Foi definido previamente que o Pote 1 teria os quatro grandes clubes de São Paulo e o Pote 2, os demais times que chegaram às quartas de final do Paulistão do ano passado. Nos dois outros potes estariam as equipes que ficaram nas colocações subsequentes. No Pote 5, as equipes que foram promovidos da Série A-2, incluindo a Portuguesa. O Santos foi quem deu mais azar, uma vez que caiu no mesmo grupo que Ponte Preta e Portuguesa. Os três não se enfrentam na primeira fase, mas no máximo dois deles avançam às quartas de final. Já o São Paulo vai brigar por duas vagas contra Penapolense, Linense, Atlético Sorocaba e Comercial, o grupo relativamente mais fraco da competição.

VEJA OS GRUPOS

GRUPO A - São Paulo, Penapolense, Linense, Atlético Sorocaba, Comercial

GRUPO B - Corinthians, Botafogo, XV de Piracicaba, Ituano, Audax

GRUPO C - Santos, Ponte Preta, São Bernardo, Paulista, Portuguesa

GRUPO D - Palmeiras, Mogi Mirim, Bragantino, Oeste, Rio Branco

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.