Paulistão: Veja as chances de classificação e rebaixamento

Palmeiras é o único já classificado à semifinal; disputa pela quarta vaga deve ser entre Santos e Portuguesa

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO - O Palmeiras é o único time já garantido na semifinal do Campeonato Paulista. São Paulo e Corinthians estão muito perto da classificação, enquanto a briga pela quarta vaga entre Santos e Portuguesa promete ser acirrada. O Santo André, por sua vez, ainda sonha com uma vaga na próxima fase, apesar de as chances serem muito remotas.

Veja também:

Campeonato Paulista - Classificação

 

PUBLICIDADE

Dê seu palpite no Bolão Vip do Limão

De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site 'Infobola', a equipe do Morumbi, que ocupa a segunda colocação, com 36 pontos, possui 99% de possibilidades de classificação. Uma vitória nesta quinta contra o Guaratinguetá basta para ratificar a vaga.

O Corinthians, em terceiro lugar e com 35 pontos, vive quase a mesma situação. Com 96% de chances, precisa apenas superar o Ituano nesta terça no Pacaembu para estar entre os quatro melhores do torneio estadual.

DISPUTA ACIRRADA

Publicidade

Já a briga pela quarta vaga promete ser quente. A Portuguesa, em quarto lugar e com 34 pontos, tem neste momento 77% de possibilidades, contra 18% do Santos, quinto colocado e com 31 pontos.

No entanto, este panorama pode mudar completamente na próxima quinta-feira, quando os dois clubes se enfrentam às 15h45 na Vila Belmiro pela penúltima rodada da fase classificatória.

A Lusa garante a vaga em caso de vitória, enquanto a equipe santista precisa triunfar para entrar no G-4 e chegar à última rodada com mais chances do que o adversário. O empate é melhor para o time da capital, que dependeria de apenas mais um resultado positivo no jogo seguinte para obter a vaga.

Já o Santo André, em sexto lugar e com 30 pontos, tem apenas 10% de chances e, além de ganhar suas duas partidas, precisa de uma boa combinação de resultados para se classificar.

REBAIXAMENTO

Na parte de baixo da tabela, a situação mais preocupante é a do Guarani, em último lugar, com 14 pontos. A equipe de Campinas tem 88% de chances de disputar a Série A-2 do Paulistão em 2009.

O Noroeste (penúltimo, com 14 pontos) tem um risco de 82%, contra 68% do Marília (18.°, com 15 pontos) e 51% do Mogi Mirim (17.°, com 15 pontos), time que hoje completam a zona da 'degola'.

Publicidade

Oeste (16.°, com 16 pontos), com 52%, Paulista (15.°, com 16 pontos), com 32%, e Ituano (14.°, com 17 pontos), com 23%, ainda correm um sério risco.

Já Guaratinguetá (13.°, com 19 pontos), com 2%, Botafogo-SP (12.°, com 19 pontos), com 1%, e Bragantino (11.°, com 19 pontos), com 1%, estão praticamente livres do rebaixamento.

Enquanto isso, Barueri, Mirassol, Ponte Preta e São Caetano não podem mais se classificar nem cair. Por isso, lutam para ficar entre os quatro melhores logo após o G-4 para ganharem do direito de disputar o Título do Interior.