Acervo/Estadão
Acervo/Estadão

Pelé diz que exportação de atletas prejudica formação da seleção

Ex-jogador volta a citar a Alemanha como modelo a ser seguido

Gonçalo Junior, O Estado de S.Paulo

04 Março 2015 | 17h19

Pelé acredita que o fato de diversos jogadores brasileiros atuarem no exterior atrapalha a formação da Seleção Brasileira. "O maior problema hoje em dia é que os melhores jogadores do Brasil atuam no exterior. Creio que só quatro jogadores da Seleção jogam no Brasil. Todos os demais estão fora. Isto é algo que a Confederação Brasileira de Futebol deveria trabalhar para evitar", disse o ex-jogador. em entrevista à Perform, grupo de comunicação que atua na organização da Copa América do Chile, nesta quarta-feira.  

No final do ano passado, o treinador poupou os jogadores dos clubes brasileiros envolvidos na reta final do Brasileirão e da Copa do Brasil. Na vitória sobre a Áustria por 2 a 1, por exemplo, Dunga fez experiências e Fred foi o único jogador que atua no Brasil (ele joga no Fluminense) chamado para o jogo. Quatro dias antes, na goleada sobre a Turquia por 4 a 0, a mesma coisa. 

Do time considerado titular, a proporção de jogadores que atuam no País é um pouco maior, mas não ultrapassa o número citado por Pelé. Na primeira partida após a Copa do Mundo, o amistoso contra a Colômbia nos Estados Unidos, vencido por 1 a 0, Dunga havia utilizado uma base formada por estrangeiros. Atuaram o goleiro Jefferson, o volante Elias, o meia Everton Ribeiro e o atacante Robinho. Everton, no entanto, transferiu-se para o futebol chinês. No amistoso seguinte, foi utilizada praticamente a mesma formação, com predomínio dos jogadores que atuaram fora do Brasil. 

Nesta quinta-feira, o técnico fará a primeira convocação da seleção brasileira em 2015 para os amistosos contra França e Chile. Os amistosos têm o objetivo de preparar a equipe para a disputa da Copa América, em junho, no Chile. Pelé está otimista e a seleção alemã modelo. "Espero que o Brasil se saia bem nos próximos torneios porque temos excelentes jogadores. Alguns dos melhores jogadores na Europa são brasileiros. Temos que preparar um grande time, como a Alemanha fez para a Copa do Mundo", disse Pelé. 

Mais conteúdo sobre:
Futebol Pelé seleção brasileira Alemanha

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.