Pesquisador descobre imagens do Mundial de 1951 do Palmeiras

Pesquisador descobre imagens do Mundial de 1951 do Palmeiras

Imagens de site italiano mostram conquista da Copa do Rio, que ainda hoje é cercada de polêmica

Glauco de Pierri e Gonçalo Junior, O Estado de S.Paulo

08 Novembro 2018 | 20h18

O pesquisador de futebol Vitorio Girardo descobriu imagens da Copa Rio, o Campeonato Mundial de 1951 conquistado pelo Palmeiras. As imagens pertencem ao site italiano Arquivio Luce (ArchivioLuce.com) e foram exibidas no programa Cartão Verde, da TV Cultura, e estão sendo compartilhadas pelos torcedores nas redes sociais. Clique aqui para assistir ao vídeo. 

O site apresenta imagens históricas da Itália desde 1920, entre elas, os jogos da Juventus, adversária do Palmeiras no torneio. O vídeo de 15 minutos retrata o jogo de 24 de julho de 1951, com imagens do jogo e da entrega da taça. 

A Copa Rio foi um torneio organizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) como uma tentativa de resgatar o interesse e a paixão dos brasileiros pelo futebol depois do desastre da Copa de 1950, quando o Brasil foi derrotado em casa pelo Uruguai de Gigghia. Era um remédio para a dor do Maracanazzo.

Com o apoio da Fifa, o torneio contou com a participação do Estrela Vermelha (antiga Iugoslávia), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai), Nice (França), Sporting (Portugal) e Vasco, além do Palmeiras. O Maracanã, palco da final, recebeu 150 mil pessoas.

Depois de ter vencido a Juventus de Turim por 1 a 0 em um jogo à noite, uma novidade para os europeus, o Palmeiras empatou por 2 a 2 na decisão. Os dois jogos foram no Maracanã. Com os resultados, o time se sagrou campeão mundial.

A conquista é polêmica. O reconhecimento do título pela Fifa percorre idas e vindas nas últimas décadas. Em outubro, a entidade chancelou só os títulos a partir de 1960. Os palmeirenses, por sua vez, rebatem e afirmam que o Palmeiras é o campeão do mundo de 1951. A conquista está representada por uma estrela no uniforme do time. 

Edição. O designer e torcedor do Palmeiras Gabriel Santoro fez uma edição especial com as imagens da conquista. Gabriel montou um vídeo com os gols da partida e juntou a narração de rádio. Confira a edição feita por Santoro:

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.