Wolfgang Rattay/Reuters - 9/7/2010
Wolfgang Rattay/Reuters - 9/7/2010

Polvo Paul, o 'vidente da Copa', ganha monumento em aquário alemão

A parte principal do memorial será a urna com a qual o molusco fazia as suas previsões

Eric Kelsey, Reuters

18 de janeiro de 2011 | 15h55

BERLIM - Paul, o polvo alemão que ganhou fama por prever corretamente o resultado de todas as partidas da Alemanha na Copa do Mundo de 2010, ganhará um monumento três meses após a sua morte. O monumento será inaugurado na quinta-feira no aquário Sea Life de Oberhausen, no oeste da Alemanha. A parte principal do memorial será a urna com a qual o polvo fazia suas previsões. Paul morreu em outubro, aos dois anos e meio de idade.

Ele se tornou sensação internacional durante a Copa, depois de prever corretamente o resultado das partidas da Alemanha na Copa do Mundo - incluindo as duas derrotas da seleção. Paul também disse que a Espanha derrotaria a Holanda na final.

No auge da popularidade de Paul, jornalistas e fotógrafos se aglomeravam em torno do tanque do polvo enquanto ele fazia as previsões, que eram transmitidas ao vivo pela televisão na Alemanha e em outras regiões da Europa.

O molusco previa o vencedor da partida, escolhendo um mexilhão que estivesse numa de duas caixas transparentes adornadas com as bandeiras dos concorrentes. A seleção cuja bandeira enfeitava a caixa com o mexilhão escolhido por Paul era considerada a que iria vencer o jogo.

Depois da Copa do Mundo, os marqueteiros se aproveitavam da popularidade de Paul. O polvo apareceu numa propaganda de supermercado alemão e promoveu a candidatura da Inglaterra para a Copa do Mundo de 2018.

Um documentário norte-americano sobre Paul está em produção.

Tudo o que sabemos sobre:
Polvo PaulCopa 2010futebol

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.