Por segurança, EUA cogitaram fechar praia em Recife

A seleção que parece mais preocupada com segurança nesta Copa do Mundo é a dos Estados Unidos. A equipe do país chega às 17 horas desta terça-feira em Recife e foi armado um esquema especial para recebê-los. Preocupados com possíveis problemas, os norte-americanos até questionaram a possibilidade de parte da praia de Boa Viagem fosse fechada enquanto eles estivessem na capital pernambucana.

DANIEL BATISTA, Agência Estado

24 de junho de 2014 | 12h37

"Eles chegaram a nos perguntar: ''Será que não dá para fechar a praia, para aumentar a segurança?''. Eles sugeriram, mas não tem o menor cabimento isso", disse Alexandre Lucena, chefe do Controle e Comando Regional da Secretaria de Defesa Social de Recife. Mesmo que aceitasse a curiosa proposta norte-americana, a praia não poderia ser fechada, pois a legislação brasileira veta que tal ato seja feito.

A delegação dos Estados Unidos ficará hospedada no hotel Golden Tulip, que tem uma das entradas de frente para a praia de Boa Viagem. O FBI também será acionado, mas servirá apenas de apoio e participarão da parte de inteligência da segurança. "Eles não estarão armados e não poderão atuar como policiais no Brasil", disse Lucena.

No total, serão utilizados 700 policiais e um esquema especial de inteligência para dar total segurança aos norte-americanos. A ideia da polícia de Recife é tentar fazer um sistema para que a organização não cause constrangimento na população. "A Copa é uma festa e quanto mais policiais com escudo e capacete na rua, mais poluído fica o ambiente", explicou o representante da polícia de Recife.

O Exército, como acontece desde o início da Copa, também vai participar da segurança da seleção dos Estados Unidos. A ideia inicial é que exista uma grande proteção na frente do hotel e no trajeto da delegação. Mas caso os norte-americanos solicitem, é possível que policiais à paisana fiquem em lugares próximos do hotel para realizar uma proteção preventiva.

Estados Unidos e Alemanha jogam nesta quinta-feira, às 13 horas, na Arena Pernambuco, pela rodada final do Grupo G da Copa do Mundo.

Tudo o que sabemos sobre:
Copa 2014futebolEstados Unidos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.