Portugal bate França e vai à final do Mundial Sub-20

Vinte anos depois, Brasil e Portugal podem voltar a se encontrar numa final de Mundial Sub-20. Os portugueses já fizeram a parte deles para que isso acontecesse. Nesta quarta-feira, venceram a França por 2 a 0 e se classificaram à decisão da competição que está sendo jogada na Colômbia. O Brasil enfrenta o México logo mais em busca de ser o outro finalista. A decisão acontece no sábado, às 22h, em Bogotá. Três horas antes haverá a decisão de terceiro lugar, no mesmo estádio.

AE, Agência Estado

17 de agosto de 2011 | 21h01

Em 1991, no Mundial realizado em Portugal, os donos da casa conquistaram o bicampeonato consecutivo ao vencerem o Brasil por 4 a 2 nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação. Luis Figo e Rui Costa estavam no time português, enquanto a seleção brasileira contava, entre outros, com Roberto Carlos, Paulo Nunes, Elber e Sergio Manuel.

Desde então, Portugal não havia mais chegado a uma final de Mundiais de base. Em sua melhor campanha, foi terceiro colocado no Mundial Sub-20 de 1995, em que o Brasil foi vice, perdendo para a Argentina. Nesse período, a seleção foi três vezes campeã e faturou outras duas pratas.

Portugal chega à final sem ter sofrido nenhum gol no Mundial da Colômbia. Na primeira fase, empatou com o Uruguai e depois fez 1 a 0 em Camarões e na Nova Zelândia, placar que repetiu para bater a Guatemala, nas oitavas. Nas quartas, eliminou a Argentina nos pênaltis.

Assim, o jogo desta quarta-feira foi o único em que Portugal fez mais de um gol. Danilo, aos 9 minutos, e depois Nélson Oliveira, aos 40, de pênalti, construíram o placar ainda no primeiro tempo de jogo.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolPortugalFrançaMundial Sub-20

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.