Portugal e Alemanha vencem e se classificam no Grupo B da Eurocopa

Favorita, Holanda deixa a competição com três derrotas, atrás da Dinamarca na chave

Agência Estado

17 de junho de 2012 | 17h45

SÃO PAULO - Cristiano Ronaldo finalmente desencantou na Eurocopa. O astro marcou dois gols e comandou a vitória por 2 a 1 que garantiu a classificação de Portugal, provocando a eliminação da vice-campeã mundial Holanda. Assim, a seleção portuguesa ficou em segundo lugar no "grupo da morte" e avançou para as quartas de final junto com a líder Alemanha, que manteve 100% de aproveitamento ao derrotar a Dinamarca também por 2 a 1.

Única seleção com campanha perfeita na primeira fase da Eurocopa, a Alemanha somou nove pontos e terminou na liderança do Grupo B. Agora, vai enfrentar a Grécia nas quartas de final do torneio. Já Portugal, que ficou com seis pontos, superando Dinamarca (três) e Holanda (zero), terá como próximo adversário a República Checa.

Um dos maiores astros do futebol mundial na atualidade, Cristiano Ronaldo vinha sendo criticado por suas atuações apagadas nas duas primeiras rodadas da Eurocopa. Neste domingo, porém, o atacante do Real Madrid marcou os dois gols de Portugal e comandou a vitória sobre a poderosa Holanda, na cidade de Kharkiv, na Ucrânia.

Precisando da vitória para evitar a eliminação, a Holanda apostou numa formação bastante ofensiva neste domingo. Assim, saiu na frente com o gol de Van der Vaart, num lindo chute aos 11 minutos. Mas Portugal reagiu ainda no primeiro tempo. Aos 28, Cristiano Ronaldo recebeu ótimo passe de João Pereira e tocou no canto do goleiro.

No segundo tempo, a Holanda teve boas chances para marcar, como na bola na trave de Van der Vaart, mas Portugal foi mais eficiente. Num rápido contra-ataque aos 29 minutos, Nani deu ótimo passe para Cristiano Ronaldo, que, já dentro da área, se livrou da marcação e, com calma, tocou no canto do goleiro holandês, fazendo 2 a 1.

Já no segundo tempo, a Alemanha aproveitou o espaço na defesa da Dinamarca e garantiu sua vitória no contra-ataque. O gol foi marcado aos 35 minutos, por Bender. Assim, a seleção alemã mostrou sua força no grupo que era considerado o mais complicado da primeira fase da Eurocopa e avançou com 100% de aproveitamento.

Com a definição do Grupo B neste domingo, após a disputa da última rodada do A no dia anterior, já estão marcados os dois primeiros confrontos das quartas de final da Eurocopa. Na quinta-feira, República Checa e Portugal se enfrentam em Varsóvia. E na sexta, Alemanha e Grécia jogam na cidade de Gdansk, na Polônia.

Atualizado às 19h55

PORTUGAL 2 X 1 HOLANDA

PORTUGAL: Rui Patricio; JoÃo Pereira, Pepe, Bruno Alves, Fabio Coentrao; Raul Meireles (Custódio), Miguel Veloso, JoÃo Moutinho; Nani (Rolando), Helder Postiga (Nelson Oliveira) e Cristiano Ronaldo.

HOLANDA: Maarten Stekelenburg; Gregory van der Wiel, Ron Vlaar, Joris Mathijsen e Jetro Willems (Ibrahim Afellay); Arjen Robben, Nigel de Jong, Robin van Persie, Rafael van der Vaart e Wesley Sneijder; Klaas-Jan Huntelaar.

Gols: Van der Vaart, aos 11,, Cristiano Ronaldo, aos 28 minutos do primeiro e 29 do segundo

Cartões Amarelos: POR: João Pereira; HOL: Willems e Robin van Persie.

Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)

Local: Kharkiv, na Ucrânia

DINAMARCA 1 X 2 ALEMANHA

DINAMARCA: Stephan Andersen; Lars Jacobsen, Simon Kjaer, Daniel Agger, Simon Poulsen; Niki Zimling (Christian Poulsen), William Kvist; Jakob Poulsen (Mikkelsen), Christian Eriksen, Michael Krohn-Delhi; Nicklas Bendtner. Técnico: Morten Olsen

ALEMANHA: Manuel Neuer; Philipp Lahm, Mats Hummels, Holger Badstuber, Lars Bender; Sami Khedira, Bastian Schweinsteiger; Thomas Muller (Kross), Mesut Ozil, Lukas Podolski (Schurrle); Mario Gomez (Klose). Técnico: Joachim Loew

Gols: Podolski, aos 19, E Krohn-Dehli, aos 24 minutos do primeiro tempo. Bender, aos 34 minutos do segundo tempo

Cartões Amarelos: Nenhum.

Árbitro: Carlos Velasco Carballo (ESP)

Local: Arena Lviv, em Lviv (Ucrânia)

Tudo o que sabemos sobre:
EurocopaEurocopa 2012

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.