Marcelo Sadio/Divulgação
Marcelo Sadio/Divulgação

Portuguesa alcança pior campanha na Série B ao perder para o Vasco

Equipe assume lanterna e chega a nove jogos sem vitória, maior sequência negativa do clube nos pontos corridos na zona de acesso

Rafael Fiuza, O Estado de S. Paulo

08 de outubro de 2014 | 08h11

A torcida já fora maior. Mas os poucos torcedores presentes no estádio do Canindé, na fria noite da última terça-feira, gritaram do inícioao fim. Os jovens que acompanharam os jogadores da Portuguesa na entrada dogramado e foram para as arquibancadas eram os mais atônitos diante da equipedo Vasco, comandada novamente por Joel Santana após um mês afastado. Nem mesmoo mascote foi capaz de mudar a expressão no rosto dos garotos da Lusa. Emcampo, mais um resultado negativo. O nono consecutivo sem vitória da Portuguesae a confirmação da lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro.

A sequência é a pior da equipe na zona de acesso nacional esegunda pior marca dos pontos corridos, atrás apenas dos resultados obtidos naúltima temporada, quando a equipe ficou 10 jogos sem vitória na divisãoprincipal do Brasileirão e acabou rebaixada (matematicamente a equipe teriapontuação para se manter, mas acabou punida pelo STJD após escalação irregulardo atacante Heverton, perdendo pontos e beneficiando o Fluminense do descenso).

A diferença das duas séries negativas da Portuguesa eram osadversários enfrentados. Enquanto na Série A a Portuguesa passou dez jogos semvitória contra Náutico, Internacional, Corinthians, Cruzeiro, Santos, Goiás,Atlético-PR, Criciúma, Vitória e Flamengo, a sequência atual colocou em frentea equipe paulistana o Joinville, Santa Cruz, Bragantino, Boa Esporte,América-RN, Náutico, Atlético-GO, Sampaio Correa e Vasco.

Com os olhos marejados e voz mansa, Vagner Benazzi, históricotreinador da Portuguesa, afirmou que ainda é possível reverter a posição daequipe no torneio. "São 30 pontos em disputa e todos os times são iguais.Cedo ou tarde eles vão perder e nós vamos alcançá-los, mesmo que a diferençaseja de 12 pontos para o Paraná", comentou o treinador após a derrota parao Vasco, no Canindé.

Para não igualar a péssima campanha da Série A, a Portuguesaprecisa derrotar o América-MG, adversário da próxima rodada, no EstádioIndependência. Tarefa complicada e cada vez mais longe de um final feliz.

OPOSTO
Se a derrocada da Portuguesa a levou a lanterna, a série invencível do Vasco jáo coloca na segunda posição do torneio. No mesmo período em que o timecomandado por Benazzi venceu pela última vez, os jogadores do Vasco iniciaram amelhor sequência da equipe na competição. Desde a 19.º rodada os comandados deJoel Santana não sabem o que é perder. A última derrota foi para o Avaí em goleadapor 5 a 0, mas foi suficiente para mudar totalmente o rumo do Vasco nacompetição. A equipe carioca somou 19 dos 27 pontos disputados, com cincovitórias e quatro empates nos nove últimos jogos.

Sequência 2013

Portuguesa 2 x 1 Fluminense
Náutico 2 x 2 Portuguesa
Portuguesa 1 x 1 Internacional
Corinthians 0 x 0 Portuguesa
Portuguesa 1 x 1 Cruzeiro
Santos 4 x 1 Portuguesa
Goiás 2 x 1 Portuguesa
Portuguesa 2 x 3 Atlético-PR
Portuguesa 1 x 1 Criciúma
Vitória 2 x 1 Portuguesa
Flamengo 1 x 1 Portuguesa
Portuguesa 2 x 1 São Paulo

Sequência 2014

Vila Nova 1 x 2 Portuguesa
Portuguesa 1 x 2 Joinville
Santa Cruz 1 x 0 Portuguesa
Portuguesa 1 x 3 Bragantino
Portuguesa 1 x 1 Boa Esporte
América-RN 1 x 1 Portuguesa
Portuguesa 0 x 0 Náutico
Atlético-GO 2 x 1 Portuguesa
Sampaio Correa 0 x 0 Portuguesa
Portuguesa 0 x 1 Vasco

Tudo o que sabemos sobre:
futebolportuguesavascoserie b

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.