Arquivo/AE
Arquivo/AE

Portuguesa bate Atlético-GO e atinge a vice-liderança

Héverton marca os dois gols da vitória da Lusa no Canindé por 2 a 1; time chega aos 21 pontos na tabela

AE, Agencia Estado

15 de julho de 2009 | 00h18

A Portuguesa é a nova vice-líder do Campeonato Brasileiro da Série B. Em uma noite inspirada do meia Héverton, autor de dois gols, a Lusa venceu o concorrente direto Atlético Goianiense por 2 a 1, nesta terça-feira, no estádio do Canindé, em São Paulo. O confronto foi válido pela 11.ª rodada.

 

Veja também:

Brasileirão Série B - tabela Classificação | lista Tabela

especialSÉRIE B - Leia mais sobre a competição

especialDê seu palpite no Bolão Vip do Limão

Esta foi a terceira vitória em quatro partidas da equipe paulista, que está invicta desde a sétima rodada. Na oportunidade, perdeu em casa para o Brasiliense. A Lusa é a segunda colocada, com 21 pontos - seis a menos que o líder Guarani. Por outro lado, o Atlético perdeu uma invencibilidade de cinco jogos e, apesar do tropeço, continua no G-4, com 20 pontos.

Mesmo com o frio na capital paulista, a Portuguesa entrou determinada a terminar a rodada no grupo de acesso. Começou bastante ofensiva e perdeu grandes oportunidades com o meia Héverton e o zagueiro Thiago Gomes. O gol parecia ser questão de tempo.

E foi mesmo. Aos 23 minutos, Marco Antônio cobrou escanteio na área, a zaga atleticana cortou parcialmente e Héverton pegou de primeira, da entrada da área, para abrir o placar. Depois do gol, a Lusa diminuiu o ritmo e o jogo não voltou a ter emoção até o intervalo.

Na segunda etapa, a Portuguesa voltou retraída em demasia e acabou levando um gol de Brasão, anulado por impedimento. Héverton, entretanto, estava em grande noite e ampliou aos 17 minutos. Ele aproveitou cruzamento de Ygor, pelo lado direito, para marcar. No final, aos 37, Marcão encontrou tempo para diminuir só completando para as redes após uma ajeitada de cabeça.

Na próxima sexta, às 21 horas, a Portuguesa volta a campo para enfrentar o Ceará, no Castelão, em Fortaleza. Enquanto isso, o Atlético joga contra o Fortaleza, no sábado, às 16h10, no Serra Dourada, em Goiânia.

PORTUGUESA 2 X 1 ATLÉTICO-GO

Portuguesa - Fábio; César Prates, Thiago Gomes, Preto Costa e Anderson Paim; Ygor, Preto (Erick), Marco Antônio (Simão) e Fellype Gabriel; Héverton (Fabrício) e Edno. Técnico: Paulo Bonamigo.

Atlético-GO - Márcio; Rafael Cruz (Marcão), Pereira, Jairo e Chiquinho; Leandro Carvalho, Pituca, Robston e Elias (Weslley); Juninho (Brasão) e André Leonel. Técnico: Mauro Fernandes.

Gols - Héverton, aos 23 minutos do primeiro tempo; Héverton, aos 17, e Marcão, aos 37 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos - Ygor, Preto, César Prates e Fábio (Portuguesa); André Leonel, Elias, Pereira e Leandro Carvalho (Atlético-GO).

Árbitro - Alício Pena Júnior (MG).

Renda e público - Não disponíveis.

Local - Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.