Portuguesa bate Guarani e dispara na ponta da Série B

A Portuguesa segue sobrando no Campeonato Brasileiro da Série B. Neste sábado, a Lusa completou seu sétimo jogo sem derrota - quatro empates e três vitórias - ao vencer o Guarani por 2 a 0, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). Boquita abriu o placar aos nove minutos do primeiro tempo, enquanto que Júnior Timbó definiu já nos acréscimos da segunda etapa.

AE, Agência Estado

17 de setembro de 2011 | 18h56

Esse foi o quinto e último jogo que o Guarani realizou na cidade de Araraquara como pena imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) devido aos incidentes no dérbi contra a Ponte Preta. O time de Campinas permanece com 27 pontos, na 16.ª colocação, enquanto que a Portuguesa é a líder, com 49. A Lusa abre cinco pontos para o Náutico, que agora é o novo vice-líder.

Mesmo com pouca torcida em sua despedida de Araraquara, o Guarani tentou segurar a força da líder, mas só conseguiu por nove minutos. Foi o tempo que a Portuguesa precisou para abrir o placar. O zagueiro Gabriel recuou errado, Boquita aproveitou a falha do bugrino e acertou um belo chute. A bola ainda desviou na zaga e impediu a defesa do goleiro Emerson.

Após ficar em vantagem, o técnico Jorginho recuou a Portuguesa e ordenou que os jogadores atuassem somente em contra-ataques. Precisando do empate, o Guarani bombardeou o gol lusitano, mas esbarrou nos próprios erros de finalizações ou nas boas defesas do goleiro Weverton, que esteve seguro evitando assim a igualdade no primeiro tempo.

Na segunda etapa, a Portuguesa ficou preocupada em se defender e impedir que o Guarani chegasse ao empate. O time campineiro até que tentou, mas novamente a falta de qualidade técnica foi fundamental para que a igualdade não fosse alcançada. A Lusa encaixou a marcação e em um rápido contra-ataque chegou ao segundo gol. Aos 47 minutos, Edno arrancou em velocidade e serviu o jovem Júnior Timbó, que somente finalizou na saída de Emerson para decretar mais três pontos na conta do time da capital.

Pela 25.ª rodada, o Guarani volta a campo na próxima terça-feira, às 20h30, quando encara o Americana, no estádio Décio Vitta, em Americana (SP). Já a Portuguesa volta a campo diante do embalado Bragantino, no próximo sábado, às 16h20, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Ficha técnica

Guarani 0 x 2 Portuguesa

Guarani - Émerson; Ailson, Gabriel (Rodrigo Paulista) e Aislan; Chiquinho, Mika, Dadá, Renato, Felipe (Dairo) e João Paulo; Denilson (Marcelo Macedo). Técnico: Giba.

Portuguesa - Weverton; Luís Ricardo, Rogério, Mateus e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Guilherme, Boquita (Ivo) e Henrique (Leandro Silva); Ananias (Júnior Timbó) e Edno. Técnico: Jorginho.

Gols - Boquita, aos 9 minutos do primeiro tempo; Júnior Timbó, aos 47 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos - Gabriel, Renato e Mika (Guarani); Ferdinando e Ananias (Portuguesa).

Árbitro - Claudinei Forati Silva (SP).

Renda - R$ 14.188,00.

Público - 1.238 pagantes.

Local - Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.