Portuguesa bate o Grêmio e fica longe da zona da degola

A Portuguesa venceu o Grêmio por 2 a 1, nesta quarta-feira, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela 17.ª rodada, e passou a ter 21 pontos no Campeonato Brasileiro, agora bem mais distante da zona de rebaixamento. Já o clube tricolor estacionou nos 31 pontos, perdeu a chance de encostar nos primeiros colocados e pode até perder a quarta posição para o rival Internacional, que tem um ponto a menos e joga nesta quinta. Esta foi a primeira vitória da equipe paulista em 17 jogos na capital gaúcha.

ELDER OGLIARI, Agência Estado

15 de agosto de 2012 | 21h57

O plano da Portuguesa, de marcar a saída de bola do Grêmio, tirar os espaços do adversário com marcação eficiente e explorar os contra-ataques começou a dar certo ainda no primeiro tempo. O time de Geninho controlou bem as investidas do rival tricolor, que só conseguiu algumas conclusões pouco perigosas, e foi mortal na única vez que chegou ao ataque. Aos 26 minutos, após cruzamento da direita, o goleiro Marcelo Grohe rebateu a bola e Ananias abriu o placar.

A previsão de que o Grêmio pressionaria na segunda etapa não se confirmou. A Portuguesa teve calma para manter o jogo sob controle. O time gaúcho, sem os recursos do passe curto e rápido, da infiltração e do drible, se viu forçado a lançar bolas na área, facilitando o trabalho da defesa adversária. Aos 37 minutos, Ivan cobrou falta, o goleiro tricolor soltou a bola e Bruno Mineiro aproveitou para ampliar. O Grêmio descontou aos 42, com Kléber, que recebeu passe de Elano e chutou rasteiro para vencer Dida.

Pela 18.ª rodada, no final de semana, o Grêmio enfrenta o Figueirense, no domingo, às 16 horas, novamente em Porto Alegre. A Portuguesa joga um pouco mais tarde, às 18h30, contra o Internacional, no estádio do Canindé, em São Paulo.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 x 2 PORTUGUESA

GRÊMIO - Marcelo Grohe; Edilson (Leandro), Naldo, Gilberto Silva e Pará; Fernando (Marquinhos), Souza (Léo Gago), Zé Roberto e Elano; Kléber e André Lima. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

PORTUGUESA - Dida; Ivan, Gustavo, Rogério e Marcelo Cordeiro; Léo Silva, Ferdinando, Boquita e Moisés (Diego Augusto); Ananias (Diego Viana) e Bruno Mineiro (Bruninho). Técnico: Geninho.

GOLS - Ananias, aos 26 minutos do primeiro tempo; Bruno Mineiro, aos 37, e Kléber, aos 42 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Pará, Kléber e André Lima (Grêmio); Dida, Ivan, Boquita e Bruno Mineiro (Portuguesa).

ÁRBITRO - Antônio Denival de Morais (PR).

RENDA - R$ 283.912,00.

PÚBLICO - 19.408 pagantes.

LOCAL - Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).

Tudo o que sabemos sobre:
futebolBrasileirãoGrêmioPortuguesa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.