Portuguesa consegue empate heroico com Náutico e lidera a Série B

Mesmo com dois jogadores a menos, equipe paulista segura o 0 a 0 fora de casa

AE, Agência Estado

30 de agosto de 2011 | 22h46

RECIFE - Mesmo jogando com dois jogadores a menos durante todo o segundo tempo, a Portuguesa conseguiu um importante resultado na abertura do returno da Série B do Brasileiro. Na noite desta terça-feira, a Lusa segurou o 0 a 0 diante do Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Recife, e manteve a liderança isolada da competição.

A Portuguesa teve Ferdinando e Marcelo Cordeiro expulsos no final do primeiro tempo, após reclamações com o árbitro Gutemberg de Paula Fonseca. Assim, comemorou o empate como se fosse uma vitória: está agora com 39 pontos, apenas um ponto na frente da vice-líder Ponte Preta. Já o Náutico é o terceiro colocado, com 35 pontos, permanecendo entre os quatro melhores da Série B.

O confronto de dois times que lutam pelo título da Série B começou em ritmo quente. O Náutico teve a primeira chance aos três minutos, quando Eduardo Ramos cobrou falta por cima da barreira e a bola acertou a rede pelo lado de fora. A resposta da Lusa veio com uma bola no travessão, em cobrança de falta de Marcelo Cordeiro.

Nos minutos finais do primeiro tempo, porém, a Lusa teve dois jogadores expulsos - Ferdinando e Marcelo Cordeiro -, ambos por reclamações contra o árbitro. Com a vantagem de dois jogadores em campo, o segundo tempo foi completamente dominado pelo Náutico.

Mas, mesmo pressionando bastante, o time pernambucano não conseguiu furar o bloqueio defensivo da Lusa. A melhor oportunidade do Náutico aconteceu aos 22 minutos, quando Philip chutou forte de fora da área e a bola carimbou o travessão do gol defendido por Weverton. O goleiro da Portuguesa ainda evitou o gol aos 36, ao fazer defesa sensacional quando Kieza recebeu sozinho dentro da área e chutou.

Agora, já pela 21.ª rodada da Série B, o Náutico encara o Goiás na sexta-feira, em Goiânia, e a Portuguesa volta a campo no sábado, quando recebe o Paraná em São Paulo.

FICHA TÉCNICA

NÁUTICO 0 X 0 PORTUGUESA

Náutico - Gideão; Peter (Joelson), Ronaldo Alves, Marlon e Jeff Silva (Airton); Éverton, Elicarlos, Derley (Philip) e Eduardo Ramos; Rogério e Kieza. Técnico - Waldemar Lemos

Portuguesa - Weverton; Luís Ricardo, Leandro Silva, Renato e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Guilherme, Boquita e Marco Antônio (Henrique); Ananias (Rai) e Edno (Júnior Timbó). Técnico - Jorginho

Árbitro - Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)

Cartões amarelos - Derley, Marlon e Rogério

Cartões vermelhos - Ferdinando e Marcelo Cordeiro

Renda - R$ 134.595,00

Público - 16.548 pagantes

Local - Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.