Arquivo/AE
Arquivo/AE

Portuguesa derrota o Ceará e encosta no G-4 da Série B

Gol de pênalti de Zé Carlos no segundo tempo garante as esperanças da Lusa de voltar à elite do Brasileiro

AE, Agencia Estado

20 de outubro de 2009 | 21h48

A Portuguesa entrou de vez na briga pelo acesso no Campeonato Brasileiro da Série B. Em uma partida bastante disputada, a Lusa venceu o Ceará por 1 a 0, nesta terça-feira, no estádio Papa João Paulo II, em Mogi Mirim. O duelo foi válido pela 31.ª rodada da competição e foi o terceiro jogo da equipe paulista em Mogi Mirim, uma vez que pegou cinco partidas de punição no STJD por conta de vários incidentes ocorridos no Canindé.  

 

Veja também:

Brasileirão Série B - tabela Classificação | lista Tabela

especialSÉRIE B - Leia mais sobre a competição

especialDê seu palpite no Bolão Vip do Limão

Esta foi a segunda vitória seguida da Portuguesa contra um concorrente direto - na rodada passada havia batido o Atlético Goianiense, pelo mesmo placar. Agora, a equipe do Canindé chegou aos 51 pontos, na cola do G-4, o grupo de acesso. Já o Ceará segue na terceira posição, com 56 pontos.

Com dois times que lutam pelo acesso em campo, esperava-se uma partida movimentada e emocionante. Quando a bola rolou, entretanto, o que se viu foi um jogo bastante truncado, com muitas faltas e poucas chances claras de gol. O Ceará até começou melhor, marcando bem a saída de bola. Depois dos 20 minutos, a Portuguesa conseguiu equilibrar, mas praticamente não chutou a gol no primeiro tempo.

Na segunda etapa, a história do jogo foi completamente diferente. A Lusa voltou com mais atitude dos vestiários e dominou o visitante. Apesar de receber uma forte marcação, o atacante Zé Carlos lutou muito e acabou premiado aos 30 minutos, quando foi derrubado na área pelo zagueiro Heleno. Na cobrança do pênalti, o próprio Zé Carlos bateu firme e acertou o canto esquerdo.

Na próxima sexta, às 21 horas, a Portuguesa volta a campo para enfrentar o América-RN, no estádio Machadão, em Natal. O Ceará joga contra o Duque de Caxias, no mesmo dia e horário, em Fortaleza.

PORTUGUESA 1 X 0 CEARÁ

Portuguesa - Muriel; Bruno Rodrigo, Domingos e Preto Costa (Thiago Gomes); Simão (Henrique), Ygor (Héverton), Marco Antônio, Preto e Marco Aurélio; Fellype Gabriel e Zé Carlos. Técnico: Vágner Benazzi

Ceará - Lopes; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton (Anderson) e Fábio Vidal; Michel, João Marcos (Careca), Heleno e Geraldo; Misael e Wellington Amorim (Sérgio Alves). Técnico: PC Gusmão

Gol - Zé Carlos (pênalti), aos 31 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos - Preto, Zé Carlos, Domingos, Simão e Henrique (Portuguesa); Erivélton, Wellintgon Amorim, João Marcos, Anderson e Heleno (Ceará)

Árbitro - Jailson Macedo Freitas (BA)

Renda - R$ 6.930,00

Público - 468 pagantes

Local - Estádio Papa João Paulo II, em Mogi Mirim (SP)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.