Epitácio Pessoa/Estadão
Epitácio Pessoa/Estadão

Portuguesa rejeita projeções e quer manter 'alto nível' para ficar na Série A

Para o treinador Guto Ferreira, equipe não pode 'ficar sossegada' com a situação na tabela

Fábio Hécico, Agência Estado

18 de outubro de 2013 | 08h04

SÃO PAULO - A Portuguesa vinha em bom momento, já creditava os três pontos diante do Goiás e acabou sendo surpreendida no Canindé, perdendo. Reagiu e buscou os pontos desperdiçados diante do Criciúma em Florianópolis. Ciente que o Brasileirão está tão equilibrado, o técnico Guto Ferreira aboliu a matemática no clube.

"Não podemos ficar fazendo projeções. Temos de pensar jogo a jogo para sair dessa situação desconfortável. Não estamos com 49 pontos para ficar sossegados", observa o treinador. "E não podemos ficar achando que com 42, 43, estaremos tranquilos. Temos de seguir jogando com seriedade, em alto nível, para chegar a um lugar seguro."

A Portuguesa soma 37 pontos na tabela, cinco a mais que o Criciúma, primeiro da zona de rebaixamento e, portanto, ainda correndo risco de queda. A pontuação é a mesma que adversários da grandeza de Corinthians e São Paulo, o que causa surpresa.

"Pelo que fez em 2012, o Corinthians não era para estar nessa situação. E o São Paulo, pela estrutura que tem, também não podia passar por isso. Antes, a gente (o clube grande) ia enfrentar o Íbis e sabia que venceria. Hoje, só por ter uma boa estrutura, não significa três pontos na tabela", observa o meia Souza.

O alerta para os gigantes ameaçados é uma mensagem de que não se pode menosprezar ninguém nessa competição. E nem mesmo achar que a Lusa ficará para trás. "Claro que ainda estamos numa situação delicada, mas vamos fazer de tudo para sair dessa faixa de incômodo", garante o meia.

Para se afastar de vez do sufoco, a Lusa precisa ganhar do Vitória domingo, no Canindé. Nesta partida, o técnico Guto Ferreira não terá o artilheiro Gilberto, que já fez 14 gols no Brasileirão, suspenso. "Infelizmente temos uma perda enorme dessa, bem no momento em que ele vem brilhando na artilharia. Mas o Henrique também vem entrando bem", confia Guto.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolPortuguesaBrasileirão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.