Publicidade

Portuguesa Santista leva 4ª divisão e volta a ser campeã em SP após 52 anos

Última taça do clube da Baixada havia sido a Série A2 de 1964

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um dia depois de o Santos comemorar os 100 anos de Vila Belmiro, outro tradicional time santista fez a festa num estádio bem mais modesto, o Ulrico Mursa. Neste domingo, a Portuguesa Santista recebeu o Desportivo Brasil, venceu por 3 a 0, e conquistou o título da chamada Segunda Divisão, que na prática é a quarta divisão estadual de São Paulo.

A equipe rubro-verde de Santos e o time de Porto Feliz, na região de Sorocaba, já haviam garantido o acesso à Série A3 por chegarem à final da competição. O jogo deste domingo, porém, valia o fim de um jejum de 52 sem que os torcedores da "Briosa", como é chamada, comemorassem um título. O último havia sido da Série A2, em 1964.

Título da 4ª divisão paulista é o primeiro da Portuguesa Santista desde 1964 Foto: Rodrigo Corsi| FPF| Divulgação

PUBLICIDADE

Willian, Ricardinho e Eric marcaram os gols da Portuguesa, que, na semifinal, deixou para trás o Taboão da Serra para conseguir o acesso. A equipe chegou a ser terceira colocada no Paulistão de 2003, quando revelou Rico, Adriano e Souza, comprados depois pelo São Paulo - este último foi destaque na Libertadores de 2014. Depois, a Briosa foi rebaixada em 2006 para a A2, em 2009 para a A3 e em 2010 para a quarta divisão, de onde sai agora.

Já o Desportivo Brasil, fundado em 2005 como braço do grupo Traffic, foi comprado em 2014 pelo grupo chinês que controla o Shandong Luneng.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.