
17 de abril de 2011 | 18h45
Na próxima fase, a Portuguesa, que acabou na oitava posição, com 28 pontos, terá a missão de encarar o líder São Paulo, em um jogo único. A última vez que o clube havia passado da primeira fase no Paulistão foi em 2000, quando parou no terceiro estágio da competição.
Por outro lado, o São Bernardo amarga o rebaixamento um ano após ter conquistado o acesso à elite. O time acabou na 17.ª colocação, com 18 pontos. Perdeu para o Ituano, o 16.º colocado, apenas no saldo de gols: -12 a -15. O empate, garantido até os 44 minutos do segundo tempo, livraria o time do ABC do rebaixamento.
Apesar de ser um jogo importante para os dois extremos da tabela, o primeiro tempo foi bastante monótono. A Portuguesa não conseguiu imprimir uma pressão sobre o São Bernardo, que parecia satisfeito com o empate. A única chance real de gol aconteceu aos 38 minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Leandro Camilo se antecipou à defesa e cabeceou no travessão.
Na segunda etapa, o jogo melhorou, sobretudo por conta ousada alteração do técnico Jorginho, que sacou o lateral Marcos Pimentel para a entrada do meia-atacante Rafael Silva. Com a modificação, a partida ficou mais empolgante e, definitivamente, com cara de decisão.
Os dois times criaram algumas boas oportunidades e, conforme os minutos passavam, a partida ganhava contornos de dramaticidade. Aos 44 minutos, porém, o meia Ananias, que entrara na vaga de Henrique, fez um gol histórico, que garantiu a classificação lusitana. Alegria de um lado, tristeza geral do outro.
PORTUGUESA - 1 - Weverton; Marcos Pimentel (Rafael Silva), Domingos, Maurício e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Guilherme, Henrique (Ananias) e Ivo (Ronaldo); Luís Ricardo e Jael. - Jorginho.
SÃO BERNARDO - 0 - Marcelo Pitol; Leandro Camilo, João Leonardo e Amarildo; Guto, Lucas, Zé Forte, Júnior Xuxa (Bady) e Kauê; Danielzinho e Lucas Gaúcho (Raul). - Estevam Soares.
Gol - Ananias, aos 44 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos - Luís Ricardo, Domingos, Guto, Wilson Júnior, Marcelo Pitol, Marcelo Cordeiro e Maurício. Cartão vermelho - Guto. Árbitro - Cléber Wellington Abade. Renda - R$ 69.905,00. Público - 3.001 pagantes. Local - Estádio do Canindé, em São Paulo.
Veja também:
PAULISTÃO - Classificação |
Resultados
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.