17 de julho de 2010 | 18h21
Mesmo sem mostrar um bonito futebol, a Portuguesa voltou a fazer as pazes com a vitória no Campeonato Brasileiro da Série B. Neste sábado, no estádio do Canindé, em São Paulo, venceu o Icasa por 3 a 1 - com gols de Malaquias e Héverton (duas vezes), todos marcados no segundo tempo. A Lusa, assim, deixa para trás as derrotas fora de casa para Paraná e Duque de Caxias, subindo na tabela de classificação, com 16 pontos - três a mais que os cearenses.
Veja também:
BRASILEIRÃO SÉRIE B – Classificação |
Calendário / Resultados
BRASILEIRÃO SÉRIE B 2010 – Mais notícias
Ao contrário da esperada facilidade, a Portuguesa não conseguiu, durante o primeiro tempo, superar a boa marcação armada pelo time de Juazeiro do Norte. Nem a tentativa de explorar as beiradas do campo ajudou a Lusa a chegar no gol do visitante. A melhor chance, inclusive, foi do Icasa num chute de Dodô, aos 27 minutos.
A Portuguesa só ameaçou no final num chute de Héverton, aos 40 minutos, que passou perto da trave direita do goleiro Marcelo Pitol. E depois quando Athirson invadiu a área sozinho, mas chutou em cima do goleiro, que saiu desesperado.
Os dois times voltaram do intervalo sem mudanças. E a Portuguesa conseguiu seus gols nos primeiros minutos, ganhando calma para garantir a vitória. Aos seis, Paulo Sérgio fez um passe perfeito para Malaquias. O atacante invadiu a área, driblou o goleiro Marcelo Pitol e mandou para as redes. Aos 12, após cruzamento da esquerda, a bola resvalou no zagueiro Everaldo e sobrou do outro lado para Héverton. Ele ajeitou e bateu cruzado, fazendo 2 a 0.
A substituição errada de Vadão, que tirou o atacante Malaquias e colocou o zagueiro Maurício, chamou o Icasa ao ataque, mas faltou ao time cearense qualidade nas finalizações. Aos 35 minutos, após saída errada da defesa, Héverton chutou forte de fora da área e acertou o ângulo de Pitol. Aos 46, para premiar o esforço cearense, Marciano diminuiu de cabeça.
Pela 10.ª rodada, a Portuguesa vai enfrentar o Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, no próximo sábado, às 16h10. Na próxima sexta-feira, às 21 horas, o Icasa pega o América-MG, em Sete Lagoas (interior mineiro).
Ficha técnica
Portuguesa 3 x 1 Icasa
Portuguesa - Wéverton; Paulo Sérgio, Thiago Gomes, Preto Costa e Romano; Ademir Sopa, Marcos Paulo (Guilherme), Héverton e Athirson (Guigov); Malaquias (Maurício) e Kempes. Técnico: Osvaldo Alvarez (Vadão).
Icasa - Marcelo Pitol; Alan, Tiago e Everaldo; Dodó (Sérgio), Paulo Foiane, Guto (Luciano), Júnior Xuxa e Carlinhos; Assisinho (Roberto Santos) e Marciano. Técnico: Flávio Araújo.
Gols - Malaquias, aos 6, Héverton, aos 12 e aos 35, e Marciano, aos 46 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos - Kempes (Portuguesa); Tiago e Guto (Icasa).
Árbitro - Paulo Godoy Bezerra (SC).
Renda - R$ 25.550,00.
Público - 1.480 pagantes.
Local - Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.