Portuguesa tropeça e Vasco assume 2.º lugar da Série B

A briga pela vice-liderança do Campeonato Brasileiro da Série B segue acirrada. Enquanto o Guarani está isolado na liderança, com 27 pontos, o Vasco assumiu ao menos provisoriamente a segunda colocação graças à derrota da Portuguesa para o Ceará, por 2 a 0, e à vitória sobre o ABC por 3 a 0, em Sã Januário, na abertura da 12.ª rodada, nesta sexta-feira.

AE, Agencia Estado

17 de julho de 2009 | 23h37

Com gols de Souza, Adriano e Elton, os vascaínos chegaram aos 23 pontos, quatro abaixo do líder Guarani, que joga neste sábado contra o Paraná, em Campinas. Com a vitória, o Vasco chegou à oitava rodada invicto. O ABC, porém, faz campanha oposta: tem sete pontos e, em penúltimo lugar, não vence desde a sétima rodada.

Antiga vice-líder, a Portuguesa perdeu para o Ceará, no Castelão, em Fortaleza, e perdeu a chance de se aproximar do Guarani. O time paulista não se adaptou ao gramado pesado, por causa da chuva, e agora é o terceiro colocado, com 21 pontos, e pode terminar a rodada fora do G-4 caso Ponte Preta e Atlético Goianiense, ambos com 20 pontos, vençam Bragantino e Fortaleza, respectivamente.

Já o Ceará venceu sua segunda partida seguida e é o oitavo colocado, com 19 pontos. Não perde desde a quinta rodada e não sofre gol há cinco jogos. Os gols foram marcados por Michel e Misael, um em cada tempo.

Os mandantes também venceram em Florianópolis e Ipatinga. Na capital catarinense, o Figueirense encontrou dificuldades, mas, mesmo sem o artilheiro Rafael Coelho, venceu o Vila Nova por 3 a 1, com direito a gol do goleiro Wilson, de pênalti. Os outros foram de Alê e Fernandes, este também de pênalti. Para o Vila Nova diminuiu Pachola, em outra cobrança de pênalti.

Agora, o Figueirense é o sexto colocado, com 20 pontos. A derrota deixa o Vila Nova perto da zona de rebaixamento - em 15.º lugar, com 12 pontos. Já são sete jogos sem vencer na Série B, o que pode resultar na saída do técnico Vágner Benazzi.

Já sem Marcelo Oliveira, demitido na última quinta, o Ipatinga se recuperou e goleou o Brasiliense, de virada, por 5 a 2. O resultado afastou os mineiros da zona de rebaixamento e os colocou em 10.º lugar, com 18 pontos. O Brasiliense, que conheceu sua terceira derrota seguida, caiu mais uma posição: de sexto para sétimo, com 19 pontos.

Confira a 12.ª rodada da Série B:

Sexta-feira

Ceará 2 x 0 Portuguesa

Figueirense 3 x 1 Vila Nova

Ipatinga 5 x 2 Brasiliense

Vasco 3 x 0 ABC

Sábado

16h10

Guarani x Paraná

Bragantino x Ponte Preta

Atlético-GO x Fortaleza

Campinense x Bahia

São Caetano x Duque de Caxias

21 horas

América-RN x Juventude

Tudo o que sabemos sobre:
futebolCampeonato BrasileiroSérie B

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.