REUTERS/Christian Hartmann
REUTERS/Christian Hartmann

PSG deve apresentar técnico francês Christophe Galtier em coletiva nesta terça-feira

Ex-Nice, treinador de 55 anos vai comandar o time parisiense na vaga do argentino Mauricio Pochettino, que ainda não foi demitido oficialmente, e terá grande responsabilidade para levar a equipe ao título da Liga dos Campeões

Redação, Estadão Conteúdo

04 de julho de 2022 | 12h39

O Paris Saint-Germain agendou uma coletiva de imprensa para terça-feira e não deu detalhes sobre os assuntos que serão tratados, mas, de acordo com a imprensa europeia, o motivo do pronunciamento é a apresentação de Christophe Galtier como novo treinador do clube. Galtier rescindiu contrato com o Nice na semana passada e, desde então, aguardava os procedimentos burocráticos para firmar vínculo com o PSG.

Segundo Fabrizio Romano, jornalista italiano especializado no mercado de transferências, o acordo já foi concluído e o técnico está pronto para ser anunciado. Um dos fatores que travavam a conclusão da contratação era a situação de Mauricio Pochettino, até então treinador do time parisiense. Após um período de negociações, o argentino aceitou deixar o comando por 10 milhões de euros (R$ 55,2 milhões) como compensação pela rescisão, conforme informações divulgadas pelo jornal francês L’Equipe.

Até agora, nem mesmo a rescisão de Pochettino foi confirmada oficialmente pelo PSG. Enquanto a torcida vive a expectativa pela oficialização da troca de comando, parte do elenco já se reapresentou nesta segunda-feira, no primeiro passo de preparação para a pré-temporada 2022/2023. Os atletas passaram apenas por exames médicos e testes físicos.

Aqueles que estenderam o final da temporada passada porque tiveram compromissos com suas seleções se reapresentam apenas no dia 11 de julho. É o caso dos astros Neymar, Mbappé e Messi. Nos últimos dias, circularam rumores de que o atacante da seleção brasileira não continuaria no PSG, por vontade da diretoria do clube, mas nada foi divulgado de concreto a respeito do caso. De acordo com os jornais L'Équipe e Le Parisien, Neymar quer permanecer e teria acionado uma cláusula de renovação até 2027.

Depois de anunciar Galtier, o PSG deve iniciar um movimento de "enxugamento" de elenco. Ainda nesta semana, o diretor Luís Campos, contratado junho, deve conversar com alguns jogadores sobre o futuro deles no clube.

Quem é Christophe Galtier, futuro novo técnico do PSG?

Aos 55 anos e com larga experiência no futebol francês, Christophe Galtier é a bola da vez como treinador do Paris Saint-Germain. Ele foi campeão francês com o Lille na temporada retrasada, desbancando o próprio PSG, e estava no Nice. Ele dirigiu por oito anos o Saint-Etienne, em seu primeiro trabalho e conquistou a Copa da Liga Francesa em 2013.

No último mês, o PSG começou a colocar em curso uma série de transformações significativas nos bastidores, com a confirmação da aguardada permanência de Kylian Mbappé. O diretor esportivo Leonardo, bastante criticado por torcedores, saiu para a chegada de Luís Campos. O português tem boa relação com Mbappé desde os tempos de Mônaco, onde realizou trabalho elogiado por descobrir talentos longe dos principais holofotes do mercado de transferências.

PSG já foi bastante criticado por não ter um projeto esportivo sólido e claro, com sucessivas trocas de comando técnico, alternando entre treinadores de perfis distintos. Diferentemente de outras temporadas, o clube parisiense parece dar sinais de que vai alterar suas estruturas internas para uma nova abordagem esportiva. O objetivo de conquistar a tão sonhada Liga dos Campeões segue ainda como sonho. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.