Público vai eleger melhor jogador de partidas da Copa

Fãs em todo o mundo, ao invés das autoridades da Fifa, irão determinar o prêmio de melhor jogador de cada partida da Copa do Mundo deste ano na África do Sul.

REUTERS

26 de março de 2010 | 11h46

Até agora, a escolha do melhor jogador para cada partida era feita por um grupo técnico da organização dirigente do futebol mundial, mas pela primeira vez a votação será aberta ao público online e por mensagens de texto de celular.

A inovação é parte de um avanço na mídia digital lançado na sexta-feira pelo patrocinador da Copa Anheuser-Busch InBev, maior empresa de cervejas do mundo e fabricante da Budweiser, cujo nome é associado aos prêmios de melhores jogadores da Copa.

Através de promoções, fãs serão escolhidos para entregar os troféus aos jogadores nas 64 partidas.

O grupo de cervejaria também está por trás do "Bud House", um programa estilo Big Brother que colocará 32 torcedores de cada uma das nações classificadas sob um mesmo teto na Cidade do Cabo.

No começo do torneio, 16 mulheres e 16 homens participantes dormirão em quartos de acordo com o sorteio das chaves na Copa do Mundo. Os dois fãs finalistas receberão ingressos para assistir à final.

Organizadores esperam até 450 mil fãs estrangeiros na África do Sul durante o mês do campeonato que começa no dia 11 de junho, e espera-se que dezenas de milhares de fãs locais assistam aos jogos nos parques em todo o país.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)

Tudo o que sabemos sobre:
FUTFASCOPAMELHORJOGADOR*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.