Putin pede criação de comitê organizador da Copa 2018

MOSCOU - O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, pediu nesta segunda-feira que seja criado um comitê organizador da Copa do Mundo de 2018, que se encarregará de coordenar os preparativos para o maior evento esportivo na história do país.

Efe

17 de janeiro de 2011 | 16h30

Segundo a imprensa, o vice-primeiro-ministro, Igor Shuvalov, que liderou a candidatura da Rússia durante a apresentação prévia à escolha dos dirigentes da Fifa, em dezembro, é o mais forte candidato a presidir o comitê organizador.

Já o cargo de diretor-geral do comitê deverá ser exercido pelo chefe da candidatura, Alexei Sorokin, cujo trabalho foi muito elogiado no país.

Putin anunciou também a criação de um conselho supervisor do comitê organizador, que se encarregará de vigiar o cumprimento das tarefas nos prazos previstos, e que será liderado por ele mesmo.

A Rússia deve concluir já neste ano a construção do estádio do Zenit, com capacidade para 68 mil espectadores, o primeiro completamente novo para a Copa e no qual será disputada uma das semifinais do torneio.

A final acontecerá no Estádio Olímpico Luzhniki (90 mil torcedores), que será reformado, da mesma forma que outros dois estádios, enquanto outros 13 serão construídos.

Antes do Mundial, a Rússia terá duas competições esportivas para demonstrar que está preparado para o desafio: os Mundiais de atletismo de Moscou, em 2013, e os Jogos Olímpicos de Sochi, um ano depois.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.