PUBLICIDADE

Publicidade

Putin vai participar de Congresso da Fifa que escolherá sede da Copa de 2026

Presidente da Rússia confirma presença em em pleito que decidirá se América do Norte ou Marrocos sediarão evento

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou presença no Congresso da Fifa, marcado para esta quarta-feira. O evento, na véspera da abertura da Copa do Mundo, vai eleger a futura sede do Mundial de 2026.

No importante evento, as federações filiadas à Fifa vão decidir se a Copa será realizada na América do Norte (candidatura tripla de Estados Unidos, Canadá e México) ou no Marrocos - nenhuma outra candidatura foi registrada.

Vladimir Putin durante conferência de vídeo na cerimônia de abertura oficial da Copa do Mundo nesta sexta-feira. Foto: Sergey Bobylev/EFE

PUBLICIDADE

A presença do presidente do país-sede da Copa é comum nos Congressos da Fifa. Mas o evento desta quarta é ainda mais importante do que os anteriores por causa da escolha da futura sede - a eleição que definiu a Rússia e o Catar como sedes das Copas deste ano e a de 2022 foi feita fora do período de Copa, em dezembro de 2010.

Em 2014, no Mundial disputado no Brasil, a presidente Dilma Rousseff não compareceu ao Congresso, algo incomum nas edições anteriores no evento da Fifa que precede a Copa.

O Mundial da Rússia terá início nesta quinta-feira, às 12 horas (horário de Brasília), com a partida entre a anfitriã e a Arábia Saudita. A cerimônia de abertura da Copa vai começar meia hora antes, no estádio Luzhniki, em Moscou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.