Rafael Alcântara é convocado para defender Brasil sub-20

Jogador do Barcelona, filho de Mazinho,tem irmão que já defende a seleção espanhola

AE, Agência Estado

08 de março de 2012 | 18h04

SÃO PAULO - O técnico Ney Franco anunciou nesta quinta-feira a lista de 18 jogadores convocados para defender a seleção brasileira sub-20 na Copa do Mediterrâneo, entre os dia 3 a 8 de abril, em Barcelona. A grande novidade é a presença do meia Rafael Alcântara, filho de Mazinho e irmão de Thiago Alcântara, seu companheiro de Barcelona.

A convocação de Rafinha é uma forma de garantir que o jogador, de 18 anos, não siga os passos do irmão mais velho, escolhendo defender as cores da Brasil. Nascido em São Paulo (Thiago é italiano), Rafael já jogou pelas seleções sub-17 e sub-19 da Espanha, mas já havia expressado seu desejo de seguir o caminho do pai e brilhar pela seleção brasileira.

A lista de Ney Franco desfalca elencos como os de São Paulo, Flamengo e Corinthians. Do time tricolor foram chamados Luiz Eduardo e Ademilson, nomes frequentes nas listas de relacionados do técnico Emerson Leão. A equipe carioca vai ceder Thomaz e Adryan, duas maiores esperanças da base rubro-negra. Já o técnico Tite vai ficar sem Antonio Carlos, capitão da conquista da Copa São Paulo e que deve fazer sua estreia como profissional neste sábado, contra o Guarani.

Outros jogadores que vêm atuando entre os profissionais de seus clubes e que foram convocados pelo técnico Ney Franco são Wallace (Fluminense), Claudio Winck (Internacional), Misael (Grêmio) e Cidinho (Botafogo). Todos se apresentam no dia 19 de março, para um período de treinos, e só devem retornar depois de 19 de abril, uma vez que a seleção também disputará amistosos no Catar.

Confira a lista completa de convocados:

Goleiros - Mateus Caldeira (Corinthians) e Victor Brasil (Coritiba).

Zagueiros - Antonio Carlos (Corinthians), Gustavo Vernes (Santos), Luiz Eduardo (São Paulo).

Laterais - Wallace (Fluminense), Denner (Corinthians) e Claudio Winck (Inter).

Meias - Lucas Silva (Cruzeiro), João Felipe (São Paulo), Misael (Grêmio), Thomaz, Adryan(ambos Flamengo), Cidinho (Botafogo) e Rafinha (Barcelona).

Atacantes - Marco Junio (Fluminense), Taiberson (Atlético-PR) e Ademilson (São Paulo).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.