Real Madrid faz 2 a 1 no Barcelona e é campeão da Supercopa da Espanha

Time da capital atropela no começo do jogo, garante a vantagem e administra no segundo tempo para levar o título

O Estado de S. Paulo

29 de agosto de 2012 | 19h25

MADRI - Cada um dos dois grandes da Espanha já havia feito três jogos na temporada. O Real Madrid ainda não vencera. O Barcelona só colecionava triunfos. Mas, nesta quarta-feira, tudo mudou. Na segunda partida da final da Supercopa da Espanha, em Madri, o time da casa aproveitou-se das falhas da defesa catalã, venceu por 2 a 1 e conquistou o primeiro título da temporada, exatamente sobre o maior rival.

O jogo ajudou a mudar o conceito sobre as duas maiores equipes do futebol espanhol. O Barcelona, sempre tão preciso, viu sua zaga falhar feio três vezes. Duas se transformaram em gols; outra, em expulsão de Adriano. Tito Vilanova até conseguiu recompor o time, que depois jogou de igual para igual.

Já o Real Madrid, que ainda não havia convencido, agora tranquiliza a sua torcida com um título que não vinha desde 2008. Esta é a nona conquista na competição, contra dez do Barcelona, que era tricampeão consecutivo.

O primeiro gol do jogo entra na conta de Mascherano. Pepe deu um chutão desde a zaga madrilenha, o argentino tentou cortar e chutou o ar. A bola sobrou livre para Higuaín, que saiu na cara de Valdés e tocou no canto para abrir o placar aos 10 minutos de partida.

Sem Daniel Alves, com Adriano na lateral direita e Jordi Alba na esquerda, o Barcelona estava perdido. Tanto que levou o segundo gol em mais uma falha. Piqué ficou olhando a bola e deixou Cristiano Ronaldo dominar, driblá-lo com um toque de calcanhar e, mesmo errando o domínio depois, chutar rasteiro, no meio do gol. Valdés pulou errado e aceitou.

A coisa só não ficou pior aos 22 minutos porque o árbitro marcou falta polêmica e anulou o gol de Pepe, de cabeça, após cobrança de falta da esquerda. Mas aí Adriano foi quem falhou. Ele perdeu para Cristiano Ronaldo na corrida e teve que derrubar o português, que invadiria a área sozinho. Com justiça, recebeu o vermelho.

Só Messi mesmo é que poderia fazer o Barcelona respirar. Aos 44 minutos, o argentino bateu falta com perfeição, tirando da barreira e do goleiro Casillas, para fazer 2 a 1 e dar uma esperança para o time catalão.

O segundo tempo foi mais equilibrado, com boas chances para os dois lados. Aos 16, Pedro recebeu longo lançamento, fez domínio perfeito, chutou bem, mas Casillas fez grande defesa. Valdés também trabalhou, pegando um chute de Khedira.

Mais perto do fim, Jordi Alba recebeu em profundidade, driblou Casillas, mas foi desarmado. O Real Madrid respondeu com Higuaín, que perdeu chance incrível cara a cara com Valdés. Permitiu a recuperação de Mascherano e a batida, travada, acabou indo na trave.

Nos acréscimos, muita emoção, com o Barcelona perdendo duas boas chances. Montoya, que entrou no time para recompor a defesa quando Adriano saiu, ficou cara a cara com Casillas, mas bateu em cima do goleiro. Já no último lance, bom passe de Song para Messi, que jogou para a perna esquerda e bateu tirando tinta da trave.

MINUTO A MINUTO

SEGUNDO TEMPO

48 min - FIM DE JOGO! O Real Madrid vence por 2 a 1 e é campeão!

46 min - Casillas faz defesa espetacular em chute de Tello!

45 min - Mais três minutos de acréscimo.

44 min - Valdés faz grande defesa após tentativa de Cristiano Ronaldo.

43 min - Barcelona tenta empatar nos minutos finais, mas Real Madrid se segura.

38 min - Estreia no Real Madrid. Modric entra no lugar de Özil.

36 min - Os dois times mudam: Tello no lugar de Pedro e Benzema por Higuaín.

35 min - Higuaín chuta na trave! Ele saiu na cara de Valdés e jogou fora grande chance.

33 min - Muda o Real Madrid: Callejón no lugar de Di María.

30 min - Sergio Ramos evita gol certo! Alba já tinha driblado Casillas antes do zagueiro jogar para escanteio.

29 min - Estreia no Barcelona: Song, ex-Arsenal, entra no lugar de Busquets.

24 min - Iniesta do meio-campo vê Casillas adiantado e arrisca. A bola passa um pouco acima do travessão.

23 min - Defesaça de Valdés! Khedira faz linda jogada individual, passa por três e enche o pé de dentro da área. O goleiro sai bem para cair e fazer a defesa.

19 min - De novo Casillas! Pedro foi em velocidade pela ala direita e quase fez. Real Madrid vai dando espaços.

16 min - Casillas salva! Mascherano faz lançamento longo, Pedro dominou, bateu e o goleiro evitou o empate.

15 min - Segundo tempo tem ritmo bem mais lento do que o primeiro. Barcelona tem mais posse de bola, só que sofre por ter dez jogadores e por ter tirado Alexis Sanchez para recompor a defesa.

11 min - Higuain e Cristiano Ronaldo voltam a marcar atrás do meio-campo quando o Barcelona está com a bola. Real Madrid continua apostando em lançamentos longos para os dois atacantes - assim saíram os gols do time.

6 min - Barcelona continua dando muitos espaços entre o meio e o ataque. Ozil e Di María jogam com liberdade.

3 min - Real Madrid pressiona a saída de bola do Barcelona e torce por um erro do adversário para matar o jogo.

1 min - Está valendo o segundo tempo!

INTERVALO

O Real Madrid realizou vinte primeiros minutos fantásticos. Em dois lançamentos longos, soube aproveitar o espaço deixado pela defesa catalã. Por ali e na base da correria fez os gols e ainda cavou a expulsão de Adriano. Depois diminuiu o ritmo e viu Messi diminuir de falta, já no fim do primeiro tempo, que acabou 2 a 1.

PRIMEIRO TEMPO

47 min - Acaba o primeiro tempo no Santiago Bernabeu!

46 min - Di María quase faz o terceiro! Marcelo costurou e serviu o argentino, que limpou a jogada e bateu cruzado, rente à trave.

44 min - Goooool do Barcelona! Messi cobra falta com maestria de perna esquerda e coloca no cantinho de Casillas.

42 min - Time da casa recua praticamente todo e deixa o Barcelona tocar, à espera do fim do primeiro tempo.

39 min - Real Madrid diminui o ritmo e Barcelona começa a se acalmar a tocar a bola. Equipe catalã precisa correr atrás do empate.

36 min - Primeiro lance de perigo do Barcelona. O time chegou tocando e na meia direita, Iniesta bateu cruzado e com muito perigo.

34 min - Real Madrid impõe ritmo impressionante e parece estar disposto a devolver aquele 6 a 2 sofrido em 2008. Time da capital joga com muita vontade e deixa Barcelona assustado.

32 min - Mascherano dá um bote certeiro e evita outro gold e Higuain.

31 min - Tito Vilanova coloca Montoya no lugar de Alexis Sanchez. A ideia é recompor a lateral-direita do Barcelona.

28 min - Valdés salva! Khedira chuta de primeira e o goleiro encaixa. Quase o terceiro gol.

27 min - Adriano, do Barcelona, está expulso! Ele era o último homem e fez falta em Cristiano Ronaldo.

23 min - Arbitragem anula gol de Pepe por falta em Mascherano. Real Madrid esmaga o Barcelona, que não consegue sair da defesa.

20 min - Barcelona está assustado e não consegue jogar.

17 min - GOOOOOOL do Real Madrid! Cristiano Ronaldo faz o segundo! Outro chutão da defesa, o português passa fácil por Piqué e fuzila o goleiro. Em dois lançamentos longos, dois gols.

15 min - Marcelo quase faz! Real chega com espaço novamente e lateral bate cruzado e com força, à esquerda de Valdés.

14 min - 1 a 0 é o suficiente para dar o título da Supercopa do Real Madrid, taça que o time não levanta desde 2008.

10 min - GOOOOOLL do Real Madrid! Higuain abre o placar! Pepe deu um chutão que pegou a defesa catalã adiantada. Mascherano falhou e o atacante argentino entrou livre para fazer.

7 min - De última hora, o Barcelona teve o desfalque de Daniel Alves. Adriano foi escalado para o lugar dele, mesmo sendo lateral-esquerdo de origem. O Real Madrid provavelmente vai tentar explorar o setor para atacar, principalmente com Marcelo e Cristiano Ronaldo.

5 min - Valdés salva o Barcelona! Marcelo dá passe rasteiro sensacional para Higuain. Na saída do gol, o goleiro salva com o pé esquerdo.

3 min - Jogada perigosa do Barcelona! Pedro desce pela esquerda e cruza. Alexis mergulhou para tentar o cabeceio e quase alcança. Arbeloa com dificuldades de marcar pelo setor direito da defesa.

2 min - Higuaín arrisca virada e manda para longe. Real Madrid adianta a marcação no começo de jogo.

1 min - Começa o jogo!

EQUIPES

REAL MADRID - Casillas; Arbeloa, Sergio Ramos, Pepe e Marcelo; Khedira, Xabi Alonso, Di María (Callejón), Özil (Modric) e Cristiano Ronaldo; Higuaín (Benzema). Técnico: José Mourinho

BARCELONA - Valdés; Adriano, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Busquets (Song), Xavi e Iniesta; Alexis Sánchez (Montoya), Messi e Pedro (Tello). Técnico: Tito Vilanova

Gols: Higuaín aos 10/1ºT, Cristiano Ronaldo 17/1°T, Messi 44/1ºT

Cartão amarelo: Mascherano, Pepe, Piqué, Khedira, Sérgio Ramos

Expulsão: Adriano

Árbitro - Mateu Lahoz

Estádio - Santiago Bernabéu, em Madri

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.