Recebido por multidão, Neymar revela emoção ao chegar no Barcelona

Ex-jogador do Santos é recepcionado por cerca de 60 mil torcedores no Camp Nou

AE, Agência Estado

03 de junho de 2013 | 14h09

BARCELONA  - Diante de uma multidão que compareceu ao Camp Nou para recepcioná-lo, Neymar foi apresentado na tarde desta segunda-feira como o grande reforço do Barcelona para a temporada. Pouco antes, o ex-jogador do Santos assinou contrato com duração de cinco anos, até 30 de julho de 2018.

Apesar da expectativa de que a apresentação de Neymar se tornasse a maior da história do clube, superando a de Ibrahimovic, que atraiu mais de 50 mil pessoas em 2009, a do ex-santista não chegou ao mesmo patamar. Mesmo assim, pelo menos 30 mil torcedores, muitos deles brasileiros, foram ao Camp Nou para ver o craque entrar em campo por volta das 18h36 locais.

Neymar subiu ao campo com uma camisa com seu nome grifado como "Neymar Jr.", mas sem um número às costas, provavelmente à espera da montagem do elenco para a temporada. As camisas 11 e 7, preferidas do craque, são usadas, respectivamente, por Thiago Alcântara e David Villa, que podem deixar o clube.

Ovacionado, Neymar fez as tradicionais embaixadinhas, mostrando sua costumeira habilidade e cumprimentou as dezenas de crianças que o aguardavam sentadas comportadamente no gramado.

A primeira entrevista com a camisa do Barcelona foi para uma jornalista da TV Barça, ainda no gramado. As primeiras respostas, protocolares, foram todas em catalão, ganhando ainda mais a simpatia dos torcedores. "Boa tarde a todos. Estou muito feliz de ser jogador do Barça. Estou realizando um sonho. Estou muito emocionado, muito feliz. Muito obrigado", disse ele.

Depois, em português, ignorou a grande expectativa criada em cima dele e disse que chega para somar. "Eu quero ajudar. Estou realizando um sonho de estar em mais que um clube, que é o Barcelona. Chego para somar e para ajudar o Messi a continuar a ser o melhor do mundo", disse Neymar, sendo ainda mais ovacionado pela torcida.

Antes de dar a volta olímpica, voltou a arranhar o catalão: "Estou muito feliz, emocionado, por ser jogador do Barça. Que Deus nos proteja".

O DIA

Neymar chegou a Barcelona, num jatinho fretado que partiu do Rio depois do amistoso entre Brasil e Inglaterra, exatamente às 8h02 desta segunda-feira, às 13h02 pelo horário local (são cinco horas de diferença de fuso horário entre Brasília e Barcelona). Recepcionado pelo diretor de comunicação do clube, Xavier Martín, tirou fotos com funcionários do aeroporto;

Dali, acompanhado da família, da namorada (a atriz Bruna Marquezine) e de alguns amigos, seguiu para a sede do Barcelona, onde mais de uma centena de jornalistas já lhe esperavam - no total, 334 foram credenciados. Menos de uma hora depois de aterrissar na Catalunha, ele já posava ao lado do escudo do clube.

Antes de assinar contrato, Neymar precisava passar por protocolares exames médicos, que ele realizou primeiro no Hospital de Barcelona, onde passou por ressonâncias magnéticas e tirou radiografias, e depois no centro médico do enorme centro de treinamento das categorias de base do Barcelona, chamada Ciudad Deportiva. Nesta segunda etapa, passou pelo eletrocardiograma, exames de antropometria, além de testes de força.

Mesmo sem ainda ter se alimentado, foi muito bem nos testes, sendo aprovado para assinar contrato. Segundo o Barcelona, Neymar se apresentou com 1,75m e 64,5kg. Depois de comer, finalmente assinou contrato - segundo o clube, exatamente às 18h08 locais -, acompanhado do presidente Sandro Rosell, do vice-presidente desportivo Josep Maria Bartomeu e do diretor de futebol, Andoni Zubizarreta.

A expectativa pela chegada do craque ao Camp Nou era tão grande que a aglomeração de gente na frente do estádio fez o clube adiantar em 20 minutos a abertura dos portões, prevista para às 16h locais.

Assim, muitos torcedores esperaram mais de duas horas e meia pelo jogador. Antes de ele aparecer pelo túnel de acesso ao campo, subiram ao gramado seus amigos - todos com a camiseta do Barcelona com o nome #toiss, gíria usada por Neymar -, seus pais, irmã, além da namorada.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolNeymarBarcelonafutinter

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.