Renato Gaúcho volta a assumir o Fluminense

A diretoria do Fluminense confirmou nesta segunda-feira o retorno de Renato Gaúcho ao comando da equipe. O treinador deixou o time pela última vez em 2008, durante o Campeonato Brasileiro, quando o clube carioca estava na zona de rebaixamento da competição.

AE, Agencia Estado

20 de julho de 2009 | 18h51

Renato Gaúcho chega ao Fluminense junto com o auxiliar-técnico Alexandre Mendes e será apresentado oficialmente na tarde de terça-feira. O treinador comandará treinamento no CFZ e fará sua estreia na partida contra o Atlético Mineiro, quinta-feira, em Belo Horizonte, pela 13.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Esta será a quinta passagem de Renato Gaúcho como técnico do Fluminense, se for levada em consideração a reta final do Campeonato Brasileiro de 1996, quando, ainda como jogador, dirigiu a equipe, mas não conseguiu evitar o rebaixamento, revertido com uma virada de mesa.

Em 2002, Renato Gaúcho retornou ao Fluminense e levou o time até as semifinais do Brasileirão, quando foi eliminado pelo Corinthians. Demitido no ano seguinte, retornaria para lutar contra o rebaixamento na competição nacional. Dessa vez, teve sucesso.

Renato Gaúcho retornou ao Fluminense em 2007 e levou o time ao título da Copa do Brasil. No ano seguinte, fez boa campanha na Copa Libertadores, mas a equipe das Laranjeiras foi derrotada pela LDU, na final, disputada no Maracanã, na disputa de pênaltis. A sua saída aconteceu em agosto de 2008, por conta da campanha ruim no Campeonato Brasileiro.

O técnico chega ao Fluminense com a missão de tirar o time da zona de rebaixamento do Brasileirão. A equipe está na penúltima colocação, com apenas dez pontos, e foi goleada pelo Goiás por 4 a 1, no último sábado, completando a sétima partida sem vitória na competição.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.