
13 de julho de 2018 | 18h00
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, concedeu entrevista nesta sexta-feira. Foi, inclusive, a última vez que ele falou em solo russo antes da final da Copa do Mundo entre França e Croácia, neste domingo. Nela, ele elogiou e brincou com o atacante Neymar, viu sucesso na implantação do VAR e do torneio como um todo, mas se esquivou de polêmicas sobre assédio.
+ Saiba quanto cada seleção vai receber da Fifa na Copa
+ Conheça a taça da Copa, a mais cobiçada do Mundo
+ Conheça a história de todas as Copas do Mundo
Já o atacante brasileiro, por sua vez, desejou boa sorte a dois amigos que jogarão a final entre França e Croácia. Mas mesmo assim virou piada mais uma vez pelas simulações - até no torneio de Wimbledon fizeram chacota do camisa 10 do Brasil.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, classificou a Copa do Mundo de 2018 na Rússia como "a melhor jamais organizada". Com cofres repletos e sem contratempos, o evento marcou dentro da Fifa uma esperança de virada de página, depois do caos do Mundial de 2014 no Brasil e das prisões de cartolas. "A paixão que sentimos nesse país desde o começo da Copa foi especial", disse. "Há alguns anos eu já dizia que seria a melhor Copa. Agora, posso dizer ainda com mais convicção de que essa é a melhor Copa do Mundo realizada", disse.
Comemorando o resultado da introdução da tecnologia de árbitro de vídeo no futebol, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, aponta que “nunca mais” o esporte verá um gol impedido. Numa coletiva de imprensa para encerrar a Copa do Mundo, em Moscou, o cartola destacou o êxito do sistema introduzido para o Mundial, conhecido como VAR (Árbitro assistente de vídeo, em inglês). “É algo que foi aceito. Funcionou bem”, disse o dirigente.
As simulações praticadas por Neymar dentro de campo durante os jogos da Copa do Mundo arrancaram risos do presidente da Fifa, Gianni Infantino. Em sua coletiva de imprensa de encerramento do Mundial, ele foi questionado sobre o jogador brasileiro. Sua resposta começou diplomática. "Neymar é um grande jogador. Essa é a primeira coisa. É um grande talento", disse. Mas então fez uma pausa, abriu os braços e riu. "Claro, ele vai mostrar mais habilidades no futuro", disse.
As quedas de Neymar já viraram memes, desafio, alfabeto, capa de jornal, propagandas e game. Desta vez, no entanto, a zoeira ultrapassou o futebol e chegou até as quadras de tênis em Wimbledon, em um jogo de duplas de lendas do esporte. Nele, o ex-tenista Jonas Bjorkman foi atingido por uma bolada de seu parceiro Todd Woodbridge em suas costas. Alguns segundos depois de ter sido acertado, ele atleta cai no chão e começa se contorcer, rolando pela quadra.
Se não conseguiu levar a seleção brasileira à final da Copa do Mundo da Rússia, o atacante Neymar muito provavelmente estará na frente da TV neste domingo para torcer por dois amigos seus que estarão em campo no jogo entre França e Croácia: Kylian Mbappé e Ivan Rakitic. Nesta sexta-feira, o brasileiro publicou elogios aos dois em um post nas redes sociais e lhes desejou boa sorte na decisão, marcada para às 12h (de Brasília) no estádio Luzhniki, em Moscou.
Neste sábado, duas seleções que chegaram como 'surpresas' às semifinais da Copa do Mundo da Rússia disputarão o terceiro lugar do torneio. Bélgica e Inglaterra foram derrotadas por França e Croácia, respectivamente, e se enfrentarão pela medalha de bronze no torneio mais tradicional do futebol mundial. No entanto, quem ganhar entre os dois ainda ficará muito distante daquela que é a maior vencedora deste confronto na história, a Alemanha, que tem quatro bronzes em Copas.
Treze dias depois da eliminação da Argentina da Copa do Mundo após uma derrota para a finalista França nas oitavas de final, o jornal Clarín publica uma longa matéria sobre os bastidores e o clima nada agradável, "envolto em nervos, tensões e contrapontos", da seleção durante o mundial na Rússia. Entre os episódios que chamam a atenção, um inclui o braço direito do técnico Jorge Sampaoli e o maior craque do país: Sebastián Beccacece e Lionel Messi.
A grande final da Copa do Mundo já está decidida. França e Croácia foram os melhores times dentro de campo e conseguiram chegar à decisão do torneio, marcada para este domingo (15), às 12h (de Brasília) no estádio Luzhniki, em Moscou. Dentro de campo, quais foram os principais jogadores da competição? Quem se destacou mais por posição no Mundial da Rússia? Vote!
Com a ida para a Juventus, o atacante português Cristiano Ronaldo tornou-se o terceiro jogador mais bem remunerado do planeta, de acordo com o jornal espanhol As. Saiba quem são os 10 jogadores de futebol com os maiores salários.
Acompanhe aqui outras notícias sobre o Mundial na Rússia minuto a minuto.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.