
17 de junho de 2018 | 17h26
O quarto dia da Copa do Mundo marcou a estreia da seleção brasileira e da seleção alemã no Mundial da Rússia, mas as duas potências mundiais decepcionaram. Antes, a Sérvia derrotou a Costa Rica, em jogo válido pelo mesmo grupo do Brasil. O dia teve também jogador sendo cortado por lesão, reclamação de arbitragem, entre outros assuntos.
Tabela da Copa para baixar e imprimir
+ Relembre as cinco Copas do Mundo que o Brasil ganhou
+ Meia da Dinamarca é o primeiro jogador cortado do Mundial
+ Vote na camisa mais bonita do Mundial 2018
A esperada estreia do Brasil na Copa ficou abaixo do esperado. O empate em 1 a 1 com a Suíça, em Rostov, foi resultado do primeiro tempo de bom futebol, toque de bola, demonstrações de talento, com uma etapa final errante, de falhas na defesa e falta de criatividade. Desde 1978 a seleção não começava um Mundial sem vitória. O jogo do Brasil em Rostov deixa lições para o próximo compromisso na Copa, contra a Costa Rica, sexta, em São Petersburgo. Neymar e Gabriel Jesus sofreram com a marcação adversária e pouco produziram. A defesa cometeu uma rara falha. Apoio não faltou aos jogadores brasileiros. Torcedores mandaram mensagens motivadoras para os atletas antes do duelo contra os suícos.
Os torcedores do Brasil criticaram o fato do árbitro não ter utilizado o VAR na partida contra a Suíça e com isso, não viu a falta em cima de Miranda no gol suíço e um pênalti em Gabriel Jesus.
O México surpreendeu a Alemanha em Moscou. Com um futebol veloz e determinado, a equipe soube explorar os contra-ataques, segurou os atuais campeões do mundo e saiu de campo com uma excelente vitória por 1 a 0, em jogo disputado no estádio Luzhniki, na estreia das duas equipes na Copa do Mundo. O gol foi tão comemorado no México, que chegou a causar um leve terremoto no país. Como o a derrota por 7 a 1 ainda não saiu da memória do brasileiro, as brincadeiras após o tropeço do rival virou motivo de piada nas redes sociais.
Sim. Basta que uma avance em primeiro de seu grupo e a outra se classifique em segundo lugar. Os tropeços de ambos na primeira rodada da fase de grupos aumenta a possibilidade do confronto acontecer em breve. Apesar dos 7 a 1 na última Copa, os alemães já estão preocupados com a possibilidade do encontro.
A Sérvia despontou como a segunda força do Grupo E, da seleção brasileira, ao vencer a Costa Rica por 1 a 0, neste domingo, em Samara. Surpresa da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a equipe costa-riquenha esteve aquém do esperado e não resistiu ao rival europeu, na estreia dos dois times no Mundial da Rússia.
Veja as melhores imagens dos primeiros dias de Copa do Mundo da Rússia
Acompanhe aqui outras notícias sobre o Mundial na Rússia minuto a minuto.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.