Futura Press
Futura Press

Ricardo Gomes sofre AVC hemorrágico

Técnico passou mal durante o clássico entre Vasco e Flamengo; seu estado de saúde é gravíssimo

Clarissa Thomé, Agência Estado

28 Agosto 2011 | 19h21

RIO - O técnico do Vasco, Ricardo Gomes, passa por uma cirurgia para drenar o sangue de seu cérebro, a fim de reduzir a pressão intracraniana. O treinador, de 46 anos, está sendo operado pelo neurocirurgião José Guache. Ele sofreu um acidente vascular encefálico, com hemorragia, durante partida entre Vasco e Flamengo, no Engenhão.

A delicada cirurgia teve início às 20h15 e tem previsão para acabar às 23 horas. Os médicos apontam que as próximas 72 horas serão decisivas para definir estado de saúde de Ricardo Gomes.

O diretor médico da equipe cruzmaltina, Clóvis Munhoz, afirmou que o técnico foi atendido rapidamente em campo e foi estabilizado ainda na ambulância, antes de chegar ao Hospital Pasteur, no Meier. Segundo nota oficial do hospital, o estado de Ricardo Gomes é considerado gravíssimo neste momento.

O treinador vascaíno chegou ao hospital acordado, mas foi sedado quando se constatou a gravidade do problema, inicialmente dado como uma isquemia leve. Gomes respirava com a ajuda de aparelhos.

Responsável pelo atendimento inicial ao técnico, o diretor médico do Vasco, Clóvis Munhoz, comentou o que constatou em um primeiro momento: "Houve um quadro de aumento de pressão. Pareceu uma isquemia transitória, mas apenas os exames mais aprofundados vão dizer o que aconteceu".

Ricardo Gomes começou a passar mal a cerca de 20 minutos do segundo tempo do clássico carioca, no Engenhão. Ele se sentou no banco de reservas e levou a mão à boca. O médico da seleção e do Flamengo, José Luiz Runco, também auxiliou no atendimento inicial.

Na chegada ao Hospital Pasteur, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, estava com o técnico e demonstrava grande preocupação. O goleiro Fernando Prass também foi ao local prestar solidariedade aos filhos e à mulher de Ricardo Gomes.

Na rede social Twitter, o caso do técnico comove muita gente e a tema "forçaricardogomes" entrou para os trending topics, que são os assuntos mais comentados, do Brasil.

Atualizado às 22h50 para acréscimo de informações

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.