Rivalidade sul-americana anima brasileiros e chilenos

Torcedores aguardam o início do duelo entre Brasil e Chile no Ellis Park, pelas oitavas de final da Copa

ANDRÉ CARDOSO, Enviado Especial - Agência Estado

28 de junho de 2010 | 14h42

JOHANNESBURGO - Velhos conhecidos, Brasil e Chile costumam se enfrentar muitas vezes, seja em amistosos, nas Eliminatórias, na Copa América e até mesmo na Copa do Mundo. E, apesar da enorme vantagem brasileira no retrospecto do confronto, essa rivalidade sul-americana animou as torcidas dos dois países para o jogo desta segunda-feira, no estádio Ellis Park, em Johannesburgo, pelas oitavas de final do Mundial da África do Sul.

  Veja também:

especial CRONOLOGIA: Copa, dia a dia

tabela TABELA - Jogos | Classificação | Simulador

O Chile é o adversário com quem o Brasil mais jogou desde que o técnico Dunga assumiu o cargo em 2006. Desde então, foram cinco jogos, todos com vitória brasileira. Esse retrospecto extremamente favorável aumenta a confiança do torcedor para o confronto desta segunda, que começa às 15h30 (horário de Brasília). Do outro lado, os chilenos acreditam que podem surpreender justamente no momento mais importante: a Copa do Mundo.

Essa rivalidade saudável deu o tom nas provocações das torcidas antes de a bola rolar no Ellis Park. "Chi, Chi, Chi, le, le, le. Viva Chile!", cantavam os chilenos dentro do estádio. "Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor", respondiam os torcedores do Brasil, que foram maioria nas arquibancadas. Assim, os dois lados também se aqueciam na fria noite de Johannesburgo - pouco antes do jogo começar, fazia 10ºC na cidade.

O duelo entre Brasil e Chile vale vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. Assim, o vencedor irá enfrentar a Holanda, que eliminou a Eslováquia também nesta segunda, em confronto marcado para a próxima sexta, no estádio Nelson Mandela Bay, na cidade de Port Elizabeth.

 

 

 

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.