PUBLICIDADE

Publicidade

River pode repetir feito de apenas seis equipes na história da Libertadores

Santos e São Paulo são os brasileiros que conseguiram a rara marca de conquistar duas vezes seguidas a competição

Por Daniel Batista
Atualização:

Após eliminar o Boca Juniors e se garantir na decisão, o River Plate pode entrar em um seleto grupo de bicampeões da Copa Libertadores neste ano. Conquistar duas vezes seguidas o principal torneio de clubes da América é algo para poucos. Em toda a história da competição, apenas seis times conseguiram tal proeza: Peñarol-URU, Santos, Independiente-ARG, Estudiantes-ARG, São Paulo e Boca Juniors-ARG.

A Libertadores teve início em 1960 e já foram 25 campeões diferentes em 58 edições realizadas. Destes, apenas seis conseguiram vencer duas vezes seguidas a competição. O Independiente, time que mais conquistou o torneio (sete títulos) chegou a ser tetracampeão (1972, 73, 74 e 75). O Estudiantes foi tricampeão (68, 69 e 70). Peñarol e Boca Juniors foram bi duas vezes.

Um dos principais times da Argentina, River Plate não entrou em campo por causa do coronavírus Foto: Natacha Pisarenko/AP Photo

PUBLICIDADE

Entre os clubes brasileiros, o Santos, de Pelé ( que celebra 79 anos nesta quarta-feira), conquistou as edições de 1962 e 63 e o São Paulo, de Telê Santana, levantou a taça em 1992 e 93. Vale lembrar que durante muitos anos, os clubes brasileiros não davam a importância que dão hoje ao torneio. Tanto que diversas vezes, era comum ver times do Brasil jogando a competição com formações reservas. 

Quanto ao River Plate, o time de Marcelo Gallardo conquistou a Libertadores quatro vezes, em períodos espaçados: 1986, 1996, 2015 e 2018. Caso seja campeão neste ano, o time argentino empatará com o Peñarol na terceira colocação (com cinco títulos) na lista dos maiores vencedores da competição. O primeiro colocado é o Independiente-ARG, com sete taças, seguido pelo Boca Juniors-ARG, com seis. 

O adversário do River na decisão sairá nesta quarta-feira, quando Flamengo e Grêmio se enfrentarão no Maracanã. O primeiro jogo terminou empatado em  1 a 1. A decisão será realizada pela primeira vez na história em um jogo único e o confronto acontecerá em Santiago, no Chile, dia 23 de novembro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.