Publicidade

Robinho faz dois, Santos bate o Botafogo e fica em vantagem

Equipe santista fez 3 a 2 na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, diante de menos de 8 mil pagantes no Maracanã

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

Se no Campeonato Brasileiro o Santos patina com uma campanha mediana, na Copa do Brasil o clube se mostra mais forte. Mesmo não tendo o principal elenco do País, o time deixou bem encaminhada sua vaga nas semifinais da competição. Ontem, com uma bela exibição de Robinho, que ultrapassou a marca de 100 gols com a camisa do clube, a equipe fez 3 a 2 no Botafogo no Maracanã e ficou mais tranquilo para o jogo de volta, dia 16 de outubro na Vila Belmiro.

PUBLICIDADE

Enderson Moreira aproveitou bem o retorno de Robinho, principal nome de seu grupo de jogadores e que havia sido poupado na vitória sobre o Goiás pelo Brasileirão no último domingo – ele precisou de um descanso para se recuperar de fortes dores nas pernas. Com o atacante no time, o técnico optou por mandar a campo uma escalação bem ofensiva, com Leandro Damião e Geuvânio fazendo companhia ao craque.

O Botafogo bem que tentou pressionar o Santos no começo do jogo, mas a partir do meio da primeira etapa o time paulista mandou na partida. O primeiro gol saiu após uma falha grotesca da defesa botafoguense. Jefferson saiu com as mãos e tocou para Gabriel. Robinho foi mais esperto, roubou a bola, tabelou com Leandro Damião e saiu na cara do gol. Com um toque na saída do goleiro o atacante marcou seu 100.º gol com a camisa do clube.

Robinho foi o destaque na partida de ida, com dois gols Foto: Wilton Junior/Estadão

O Santos ainda comemorava quando o Botafogo chegou ao empate. O volante Gabriel se redimiu com um belo chute de direita, da ponta da área, no ângulo do goleiro Vladimir. O que parecia ser uma pressão do time da casa logo se dissipou – aos 28, Robinho tabelou com Cicinho para mais uma vez entrar na área de cara com Jefferson. Com um chute firme no canto esquerdo, ele marcou o segundo do time.

Com a bola no chão, o Santos sofreu pouco, já que o Botafogo teve apenas mais uma boa chance. Aos 42, Geuvânio provou que merece a confiança dada pelo técnico. Ele avançou com velocidade pela esquerda do ataque, bateu firme e fez o terceiro gol – Jefferson chegou a tocar na bola, mas falhou.

Erros. O Santos começou o segundo tempo atacando como no primeiro. Contudo, relaxou um pouco na marcação e foi castigado aos 11 minutos. O lateral Dankler avançou pela direita, cruzou rasteiro e Zeballos, que ainda no primeiro tempo havia entrado no lugar do contundido Emerson Sheik, ganhou de Cicinho e fez o segundo gol.

A pressão do Botafogo fez Enderson mudar o time. Ele colocou o volante Alan Santos e o atacante Patito Rodríguez e reforçou a marcação no meio. Em pouco tempo, o time passou a cadenciar mais a bola.

Publicidade

Com ela nos pés, o Santos quase marcou o quarto, Robinho recebeu ótima bola do volante Lucas Lima, tentou driblar Andrey, mas não conseguiu. No fim, o atacante levou amarelo por reclamação e, logo depois, simulou uma falta e acabou expulso. Mas sem chegar a ser um vilão – muito pelo contrário.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 2 X 3 SANTOS

BOTAFOGO - Jefferson (Andrey); Dankler, Bolívar, André Bahia e Júnior César; Airton (Bolatti), Gabriel e Ramírez; Rogério, Emerson (Zeballos) e Wallyson. Técnico - Vagner Mancini.

SANTOS - Vladimir; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Mena (Caju); Alison, Arouca e Lucas Lima; Geuvânio (Alan Santos), Robinho e Leandro Damião (Patito Rodriguez). Técnico - Enderson Moreira.

GOLS - Robinho, aos 24 e aos 28, Gabriel, aos 25, e Geuvânio, aos 42 minutos do primeiro tempo; Zeballos, aos 11 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Dewson Freitas da Silva (PA).

Publicidade

CARTÕES AMARELOS - Dankler, Bolívar e Júnior César (Botafogo); David Braz e Geuvânio (Santos).

CARTÃO VERMELHO - Robinho (Santos).

RENDA - R$ 173.745,00.

PÚBLICO - 7.740 pagantes.

LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.