Alex Silva/Estadão
Alex Silva/Estadão

Rodada consolida domínio paulista no G-5 do Campeonato Brasileiro

Palmeiras, Santos e São Paulo aparecem entre as primeiras posições da tabela da classificação

Ciro Campos, Guilherme Amaro, O Estado de S. Paulo

23 de julho de 2019 | 12h44
Atualizado 23 de julho de 2019 | 18h07

Passadas 11 rodadas do Brasileirão, os clubes paulistas mostram domínio na parte de cima da tabela do campeonato. O G-5 atualmente é composto por três equipes do Estado: o líder e atual campeão, Palmeiras, o segundo colocado, Santos e o quinto lugar, São Paulo, que subiu sete colocações ao golear a Chapecoense, no Morumbi, na noite de segunda-feira.

O Corinthians está em décimo lugar, mas tem apenas dois pontos a menos que o São Paulo. Ou seja, também pode se juntar à parte de cima da tabela nas próximas rodadas. Além disso, a equipe alvinegra disputou dez partidas pelo Brasileirão - o jogo contra o Goiás, pela sétima rodada, foi adiado e só será realizado no dia 7 de agosto.

O líder Palmeiras ostenta uma campanha consistente, mas perdeu a invencibilidade de 33 jogos na rodada passada ao ser derrotado pelo Ceará. O Santos, por sua vez, ganhou os últimos cinco jogos e encostou no rival ao derrotar o Botafogo por 1 a 0, no Rio, no último domingo. Ambos tem 26 pontos e oito vitórias, e o time alviverde está em primeiro porque tem sete gols a mais de saldo.  

Já o São Paulo pulou sete colocações com a vitória por 4 a 0 sobre a Chapecoense, na noite de segunda-feira. Após a partida no Morumbi, ao ser questionado sobre o domínio paulista nos primeiros lugares da tabela, o técnico Cuca destacou a competitividade entre as equipes. "É um centro muito forte, a competitividade é muito grande entre os quatro grandes. Geralmente chegam entre os primeiros porque são grandes clubes", afirmou Cuca, que já comandou Palmeiras e Santos na carreira.

Os times paulistas terão clássicos pela frente nas próximas rodadas. Na 13ª, o Corinthians recebe o Palmeiras, na Arena em Itaquera em 4 de agosto. No fim de semana seguinte, é a vez de São Paulo e Santos se enfrentarem no Morumbi.  

Domínio na Série B

A Segunda Divisão do Brasileiro também tem times paulistas em destaque. Quem lidera o campeonato é o Bragantino, com 20 pontos, seguido pela Ponte Preta, que 19. As equipes se enfrentam nesta terça-feira à noite, em Bragança Paulista. Outro paulista que briga pelas primeiras colocações é o Botafogo de Ribeirão Preto. O time tricolor chegou a liderar o campeonato e atualmente está em sexto lugar, com 17 pontos, apenas um a menos do que o quarto colocado Atlético-GO.

A Série B ainda conta com outros três times paulistas que vivem situações complicadas. Guarani e São Bento estão na zona de rebaixamento, enquanto o Oeste ocupa o 15º lugar.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.