Rodada final define confrontos da 2.ª fase do Gaúcho

Novo Hamburgo, Internacional (Santa Maria), Juventude, São Luiz e Veranópolis se classificaram para segunda fase do primeiro turno do Campeonato Gaúcho neste sábado, ao final da chamada "Rodada do Termômetro". Grêmio, Internacional e São José já haviam assegurado suas vagas em rodadas anteriores. Ypiranga, Esportivo, Pelotas, Caxias e Santa Cruz, que também tinham chances, ficaram de fora e vão ter que esperar o segundo turno.

ELDER OGLIARI, Agencia Estado

13 de fevereiro de 2010 | 18h55

Em Porto Alegre, o Grêmio venceu o São José por 2 a 1, de virada. Juca abriu o placar no primeiro tempo. Mithyuê e Fábio Santos marcaram para o time tricolor na segunda etapa. Em Bento Gonçalves, o Internacional ganhou pelo mesmo placar e saiu na frente do Esportivo com um gol de Kléber. Marco Aurélio empatou para a equipe da casa ainda antes do intervalo. E Alecsandro, de cabeça, assegurou a vitória colorada no segundo tempo.

Em Caxias do Sul, Juventude e São Luiz empataram por 3 a 3. Em Santa Cruz do Sul, o Avenida conquistou seu primeiro ponto ao empatar com o Caxias por 2 a 2. Jogando em casa, o Novo Hamburgo também empatou, por 1 a 1, com o Santa Cruz. O Internacional, de Santa Maria, soube aproveitar o fator local e derrotou o Pelotas por 3 a 1. Já o Veranópolis venceu o Ypiranga por 3 a 2, como visitante, em Erechim. E, na capital, o Porto Alegre conquistou a sua primeira vitória aplicando 2 a 0 no Ulbra.

Os resultados definiram a classificação final da primeira fase do primeiro turno e os cruzamentos da segunda fase, que terá confrontos diretos e eliminatórios até a apuração do campeão. Todos os jogos estão marcados para a próxima quarta-feira e valem vagas para as semifinais.

O Grêmio, campeão do Grupo 1, enfrenta o Veranópolis, quarto colocado do Grupo 2, no Olímpico. O Novo Hamburgo, segundo do Grupo 1, recebe o São Luiz, terceiro do Grupo 2. O Internacional, primeiro do Grupo 2, encara o Juventude, quarto do Grupo 1, no Beira-Rio. E o São José, segundo do Grupo 2, vai encarar o Internacional (Santa Maria), terceiro do Grupo 1, no Passo D''Areia, também na capital gaúcha.

TERMÔMETROS - Todos os jogos da chamada "Rodada do Termômetro" começaram às 16 horas, como estava previsto. Um acordo entre o Sindicato dos Atletas e a Federação Gaúcha de Futebol estabelecia que nos estádios onde a temperatura excedesse 35 graus as partidas seriam retardadas ou suspensas depois de um tempo limite de uma hora de espera.

No Olímpico, onde o Grêmio enfrentou o São José, a verificação não foi feita no meio do campo, mas na saída do vestiário do trio de arbitragem e constatou temperatura de 32,5ºC. Numa estação meteorológica próxima ao estádio, o termômetro marcava 35,5ºC no mesmo horário. Ao lado do campo, repórteres de emissoras de rádio constataram temperaturas de até 38ºC durante o jogo.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolGrêmioInternacional

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.