Ozan Kose/AFP
Ozan Kose/AFP

Roma faz 3 em time de Robinho e embola grupo na Liga Europa; United avança

Jogando fora de casa, a equipe italiana decidiu a partida ainda no primeiro tempo

Redação, O Estado de S.Paulo

28 de novembro de 2019 | 17h34

Após três tropeços consecutivos, a Roma voltou a vencer na Liga Europa e embolou o Grupo J nesta quinta-feira ao derrotar o Istanbul Basaksehir, do brasileiro Robinho, por 3 a 0, em Istambul. Pela mesma rodada, o Manchester United garantiu sua vaga no mata-mata da competição continental, em razão do outro resultado da sua chave.

Jogando fora de casa, a equipe italiana decidiu a partida ainda no primeiro tempo. Jordan Veretout abriu o placar aos 30 minutos, em cobrança de pênalti. Aos 40, Justin Kluivert, filho de Patrick Kluivert, ex-jogador do Ajax e da seleção holandesa, anotou o segundo. E Edin Dzeko marcou o terceiro, aos 45.

Pela equipe turca, Robinho foi titular, mas teve atuação discreta e foi substituído no intervalo da partida. Apesar do revés, a equipe da casa segue com chances de avançar ao mata-mata. Soma sete pontos e ocupa o terceiro lugar do Grupo J, atrás da vice-líder Roma e do líder Borussia Mönchengladbach, ambos com oito.

Atual primeiro colocado do Campeonato Alemão, o Mönchengladbach também venceu fora de casa. Nesta quinta, bateu o Wolfsberger por 1 a 0, na Áustria. Lars Stindl marcou o único gol da partida, aos 15 minutos da segunda etapa.

Na última rodada, dia 12 de dezembro, a Roma receberá o time austríaco, enquanto o Mönchengladbach terá o adversário turco como adversário, na Alemanha.

O Grupo G vive situação semelhante após os resultados desta quinta. O Rangers lidera a chave após empatar com o Feyenoord por 2 a 2, na Holanda. Também fora de casa, pelo mesmo grupo, o Porto derrotou o Young Boys por 2 a 1. Vincent Aboubakar foi o destaque da partida, com dois gols em apenas três minutos.

Enquanto o Rangers soma oito pontos, Porto e Young Boys exibem sete pontos cada. E o Feyenoord ocupa a lanterna, com cinco pontos. As quatro equipes ainda têm chances de classificação.

Pelo Grupo H, dois empates movimentaram a rodada. Na Hungria, Ferencvaros e Espanyol ficaram no 2 a 2, enquanto CSKA Moscou e Ludogorets Razgrad igualaram em 1 a 1, na Rússia. Estes resultados garantiram o time espanhol no mata-mata, com 11 pontos, líder da chave. Ludogorets, com sete, e Ferencvaros, com seis pontos, brigam pela segunda vaga.

O Grupo I contou com apenas um gol nesta quinta. Saiu na vitória do Wolfsburg sobre o Oleksandriya, fora de casa. Saint-Étienne e Gent empataram sem gols. Gent, com nove pontos, e Wolfsburg, com oito, estão assegurados na próxima fase.

A chave K também já tem os seus classificados: Braga e Wolverhampton. Nove gols agitaram o grupo nesta quinta. O confronto que mais balançou as redes foi o empate de 3 a 3 justamente entre as equipes classificadas, em solo português. O brasileiro Fransergio marcou um dos gols da equipe da casa.

No outro jogo do grupo, o Besiktas bateu o Slovan Bratislava por 2 a 1. Faltando uma rodada para o fim da fase de grupos, o Braga lidera a chave, com 11 pontos, seguido pelo Wolverhampton, com dez.

UNITED AVANÇA

Complementando a rodada do Grupo L, AZ Alkmaar e Partizan Belgrado empataram por 2 a 2, resultado que garantiu no mata-mata o Manchester United. Mais cedo, o time inglês, com uma formação mista, levou uma virada do Astana por 2 a 1. Mesmo assim, se manteve na liderança da chave, com dez pontos.

Na sequência, o resultado do jogo disputado na Holanda classificou tanto o AZ Alkmaar quanto o próprio United. A equipe holandesa, em segundo lugar na chave, soma nove pontos.

Para Entender

Programação de tv

Veja as principais atrações esportivas do dia

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.