PUBLICIDADE

Publicidade

Rússia elege substituto de Isinbayeva na agência antidoping do país

Saltadora deixou órgão após passar a integrar o Comitê Olímpico Russo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O substituto de Yelena Isinbayeva à frente da Agência Antidoping Russa (Rusada, na sigla em inglês) está definido. Nesta terça-feira, Alexander Ivlev venceu a eleição para órgão, que está suspenso pela Agência Mundial Antidoping (Wada).

Ivlev é um executivo de contabilidade. O agora novo comandante do conselho fiscal da Rusada, cargo que vinha sendo exercido por Isinbayeva, dirige as operações da empresa de serviços financeiros EY na Rússia.

A atleta criticou a Wada pelas investigações contra o esporte russo. Foto: Nataliya Vasilyeva / AP Photo

PUBLICIDADE

Isinbayeva foi nomeada para a Rusada em dezembro, o que irritou a Wada por causa das suas amplas críticas às investigações da agência e também às punições impostas ao esporte russo, o que incluiu a proibição de participação de competidores russos nos eventos de atletismo da Olimpíada do Rio, no ano passado, algo que a afetou diretamente.

Em maio, Isinbayeva deixou a agência após a Wada declarar que ela não poderia permanecer no cargo em razão de também fazer parte do Comitê Olímpico Russo, o que representava um conflito de interesses, na visão da agência.

A Rusada está suspensa pela Wada desde 2015 pelo sua participação no encobrimento do esquema de uso de substâncias proibidas por atletas do país.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.