19 de março de 2019 | 15h00
A última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista será nesta quarta-feira. Os oito jogos serão simultâneos, com início às 21h30, e vão definir aspectos importantes do torneio. Ainda resta saber quem será o segundo clube rebaixado, o último classificado às quartas de final, assim como os times de melhor campanha e que terão a vantagem de jogar como mandante a segunda partida do próximo mata-mata.
A principal atração será a luta do São Paulo. O clube do Morumbi é o único dos grandes a não estar garantido para a próxima fase e tentará confirmar a classificação fora de casa. O time do técnico Vágner Mancini enfrenta no estádio Anacleto Campanella o São Caetano. Uma vitória basta para confirmar presença nas quartas de final.
Tabela do Campeonato Paulista 2019
Dos oito times que irão para as quartas de final, sete já são conhecidos. A última vaga está em disputa entre São Paulo e Oeste, no grupo D. O time do Morumbi precisa vencer fora de casa o São Caetano para não depender de outro resultado. O Oeste joga em Barueri contra o Mirassol e está dois pontos atrás do concorrente direto (14 a 12). Em caso de empate no ABC Paulista, a equipe rubro-negra vai precisar ganhar por quatro gols de diferença.
Os demais classificados ao mata-mata são: Red Bull, Santos, Palmeiras, Novorizontino, Corinthians, Ferroviária e Ituano.
A rodada final vai definir em alguns grupos quais times terão a vantagem de decidir as quartas de final em casa. O regulamento também prevê que até o fim do torneio, os pontos são somados para definir qual time tem melhor campanha e poderá definir todas as fases seguintes dentro de casa, seja a semifinal ou a decisão. Em todos os grupos a disputa pela liderança está em aberto.
Grupo A: Red Bull lidera, com um ponto de vantagem sobre o Santos, que tem saldo de gols melhor (10 a 8). A equipe de Campinas enfrenta o Guarani, no Brinco de Ouro, enquanto o time da Vila Belmiro entra em campo em Ribeirão Preto, contra o Botafogo.
Grupo B: O Palmeiras tem 22 pontos, ante 19 do Novorizontino. A diferença no saldo de gols é grande: 7 a 1 a favor do alviverde. O time do técnico Luiz Felipe Scolari recebe a Ponte Preta e precisa só de um empate para confirmar a primeira posição. O Novorizontino joga em casa, contra a Ferroviária.
Grupo C: A disputa entre Corinthians e Ferroviária está acirrada. O atual bicampeão paulista tem 18 pontos e um gol de saldo. O concorrente direto, por sua vez, tem 17 pontos, mas um saldo melhor: três gols. Os dois têm compromissos fora de casa: o clube do Parque São Jorge joga em Itu, contra o Ituano, e a equipe de Araraquara enfrenta o Novorizontino.
Grupo D: O Ituano é líder, com 17 pontos, mas apesar de estar classificado, precisa confirmar o primeiro posto da chave. Para isso, depende só de um empate. O São Paulo, que enfrenta o São Caetano fora de casa, está três pontos atrás, mas pode tirar a liderança se vencer e o adversário direto perder. Será preciso, porém, tirar uma diferença de sete gols no saldo. O Oeste, que luta por classificação para as quartas, não tem chance de se tornar líder, pois tem 12 pontos.
Com o São Bento já rebaixado, quatro times tentam fugir da queda. Resta um vaga para o descenso:
São Caetano: Por ter sete pontos, precisa ganhar em casa do São Paulo e torcer por um desses três resultados: o Botafogo não ganhar do Santos em Ribeirão Preto, Mirassol perder do Oeste e Bragantino ser derrotado pelo São Bento.
Botafogo-SP: Está com oito pontos e recebe o Santos, em Ribeirão Preto. A equipe do interior se garante na elite com uma vitória. Se empatar, torce para o São Caetano não derrotar o São Paulo.
Bragantino e Mirassol: Com dez pontos, as duas equipes se salvam com empates. Se perderem, precisam torcer por tropeços ou do São Caetano, ou do Botafogo-SP.
A competição reúne as quatro equipes do interior de melhor campanha que não se classificaram para a fase final do Paulista. Ponte Preta e Guarani estão confirmados. As outras duas vagas estão disputa entre Oeste (12 pontos), Bragantino e Mirassol (10), Botafogo (8) e São Caetano (7).
São Caetano x São Paulo
Oeste x Mirassol
Ituano x Corinthians
Palmeiras x Ponte Preta
Botafogo x Santos
Guarani x Red Bull
Novorizontino x Ferroviária
São Bento x Bragantino
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.