Andrés Cristaldo / EFE
Andrés Cristaldo / EFE

Saiba quem decide em casa em cada uma das possíveis finais da Libertadores

Caso consiga reverter a vantagem do Boca e avançar, Palmeiras joga grande decisão em casa

O Estado de S.Paulo

30 Outubro 2018 | 15h00

Palmeiras, Boca Juniors, Grêmio, River Plate. Quatro times que já venceram a Libertadores ainda estão vivos no torneio, com dois confrontos Brasil x Argentina nas semifinais. O jogo decisivo da grande final pode acontecer nos dois países, a depender, principalmente, de quem avança entre Palmeiras e Boca Juniors.

O regulamento da Conmebol define que o time com a melhor campanha na fase de grupos ganha o privilégio de jogar a segunda partida em casa no mata-mata. Assim, o Palmeiras, que fez a melhor campanha dentre todos os times na primeira fase, sempre decidirá em casa, valendo também para a final. O time alviverde conquistou 16 pontos na chave (cinco vitórias e um empate).

Por sua vez, o Boca Juniors é o único dentre os quatro que avançou como segundo lugar no grupo (que era o mesmo do Palmeiras). O time azul e dourado conquistou nove pontos (duas vitórias, três empates e uma derrota) e joga a segunda partida fora de casa na grande decisão contra qualquer um dos dois possíveis adversários, caso avance.

Desta forma, Grêmio (14 pontos na fase de grupos, com quatro vitórias e dois empates) e River (12 pontos, com três vitórias e três empates) precisam aguardar a definição da outra semifinal para saber se decidem em casa ou fora. Caso seja o Boca, o confronto decisivo será em frente à sua torcida; caso seja o Palmeiras, decidem fora.

No momento, Grêmio e Boca Juniors tem a vantagem nas semifinais. O time gaúcho bateu o River Plate por 1 a 0 fora de casa, e pode empatar em Porto Alegre para avançar. Já o Boca bateu o Palmeiras por 2 a 0 na Bombonera e pode perder por até um gol de diferença em São Paulo que ainda se classifica para a decisão.

 

Cenários possíveis

Palmeiras x Grêmio: primeiro jogo na Arena do Grêmio, segundo jogo no Allianz Parque

Palmeiras x River Plate:  primeiro jogo no Monumental de Núñez, segundo jogo no Allianz Parque

Grêmio x Boca Juniors: primeiro jogo na Bombonera, segundo jogo na Arena do Grêmio

River Plate x Boca Juniors: primeiro jogo na Bombonera, segundo jogo no Monumental de Núñez

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.