Saída de Neymar do Barcelona é destaque na imprensa esportiva mundial

Decisão do brasileiro é duramente criticada pelo diário Sport: "dinheiro acima de tudo"

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Os jornais do mundo todo destacam nesta quarta-feira a despedida de Neymar do Barcelona, que foi ao centro de treinamento apenas para se despedir dos companheiros, de acordo com o próprio clube. O diário “Sport”, um dos principais jornais da Catalunha, não perdoou Neymar após o brasileiro comunicar seus companheiros de Barcelona que está mesmo indo para o PSG. Em artigo de opinião, assinado pelo diretor da publicação Lluís Mascaró, o atacante e também são pai são detonados.

O texto cita cena do filme “Jerry Maguire”, em que o personagem Rod Tiwell, um jogador de futebol americano interpretado por Cuba Gooding Jr., exige a seu empresário, Jerry Maguire (Tom Cruise), que grite no telefone “Mostre-me o dinheiro” para que não seja demitido, para falar sobre Neymar.

Colunista do Sport disse que Neymar se preocupa somente com o dinheiro. Foto: Site / Diário Sport

PUBLICIDADE

“É o melhor exemplo do que significa o esporte profissional hoje em dia: o dinheiro acima de tudo. Justamente o que pensaram Neymar e seu pai-empresário. Aceitaram a oferta do PSG porque representa muitíssimo mais dinheiro para ambos. Estamos em um mundo de mercenários em que os sentimentos e os valores importam bem pouco. Ou nada”, escreve o diretor do jornal catalão.

“Neymar já veio ao Barça por dinheiro. Pelos 40 milhões (de euros) de luvas da transferência que pagou (o então presidente Sandro) Rosell a seu pai. Uma operação que colocou o clube entre a espada e a parede, sendo inclusive julgado e condenado por uma dupla fraude fiscal”, acrescenta.

O espanhol Marca, de Madrid, afirma que o Barcelona não vai ceder nenhum centavo do pagamento da multa rescisória de 222 milhões de euros (aproximadamente R$ 812 milhões), para tirá-lo da equipe catalã.

Jornal da capital espanhola repercute que Barcelona não venderá por nenhum valorabaixo da multa rescisória. Foto: Site / Diario Marca

Na França, o L'Equipe afirma que a contratação de Neymar é o principal trunfo para a equipe recuperar o título francês, conquistado pelo Monaco na última temporada. Antes da definição da negociação, a revista norte-americana Sports Illustrated, uma das principais publicações de esporte no mundo, decidiu colocar o brasileiro na capa. Faltando um ano para a Copa, a revista afirma que Neymar "está pronto para agarrar os holofotes do futebol", apesar de o jogador admitir as dificuldades que terá pela frente.

O italiano Gazzetta Dello Sport repercute as palavras do agente do atacante, Wagner Ribeiro, que declarou que “O PSG pagará a multa de 222 milhões e sexta feira será feito o anúncio oficial. O site do jornal também abre espaço a reação furiosa da torcida do Barcelona nas redes sociais, que o acusam de ser mercenário.

Publicidade

Diário italiano mostrou reações de torcedores que compararam Neymar ao personagem Tio Patinhas, da Disney. Foto: Site / La Gazzetta Dello Sport

O inglês “The Guardian” ressalta que a negociação será a maior de todos os tempos no futebol, superando a compra de Pogba pelo Manchester United, e que os companheiros de Neymar no Barcelona se mostraram decepcionados com a decisão do atacante, pois tinham esperança de convencê-lo a permanecer no clube.

O argentino Olé traz os números de Neymar pelo clube catalão e noticia que a junta diretiva do Barcelona se sente irritada por considerar que o atacante preferiu o projeto econômico do PSG ao projeto esportivo do time catalão, além do fim do trio MSN, que marcou época no futebol espanhol.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.