Pius Utomi / AFP
Pius Utomi / AFP

Salima Mukansanga faz história ao se tornar primeira árbitra a apitar jogo da Copa Africana

Mukansanga nasceu em Ruanda, começou como profissional em 2012 e foi a quarta árbitra da partida entre Guiné e Malauí

EFE, O Estado de S.Paulo

11 de janeiro de 2022 | 11h50

A árbitra da Fifa Salima Rhadia Mukansanga acrescentou um novo capítulo à sua história e à do futebol ao se tornar a primeira mulher a integrar a equipe de arbitragem em um jogo da Copa Africana de Nações, na vitória da Guiné sobre o Malauí por 1 a 0 na última segunda-feira. Nenhuma mulher jamais havia feito parte de uma equipe de arbitragem na competição masculina.

Mukansanga, de 33 anos, nasceu em Ruanda, começou como profissional em 2012 e foi a quarta árbitra da partida. Durante os Jogos de Tóquio 2020, ela se tornou a primeira ruandesa a apitar uma partida olímpica.

Sua estreia nos Jogos aconteceu na partida que a Inglaterra venceu o Chile por 2 a 0 na fase de grupos. Da mesma forma, ela também foi a primeira ruandesa a participar de uma Copa do Mundo Feminina, que foi disputada na França em 2019. Mukansanga é presença constante em grandes torneios, pois possui vasta experiência em competições internacionais.

A árbitra participou também na Algarve Cup, o Campeonato Feminino de Sub-20 da Confederação Africana de Futebol (CAF) de 2017, Campeonato Feminino 2018 CAF Sub-17 e Mundial Feminino Sub-17 (Uruguai, 2018).

Através de sua conta oficial no Twitter, a CAF elogiou a conquista da jovem árbitra. "História. Salima Rhadia Mukansanga se torna a primeira mulher a arbitrar uma partida da Copa das Nações da África. Deixando as mulheres orgulhosas. Deixando a África orgulhosa".

A Copa Africana de Nações 2021 é sediada por Camarões e reúne 24 seleções divididas em seis grupos. A final do torneio será disputada no dia 6 de fevereiro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.