Publicidade

São Paulo encara o Santos em clássico pelo Brasileirão com auxiliar francês de Ceni no comando

Com treinador suspenso, Charles Hembert deverá ficar à frente do tricolor paulista nesta segunda-feira, no Morumbi; time da Baixada pode chegar à liderança caso vença fora de casa

PUBLICIDADE

Por Gonçalo Jr.
Atualização:

Um carregado sotaque francês deve marcar as conversas entre a comissão técnica e os jogadores do São Paulo no clássico desta segunda-feira com o Santos, no Morumbi. Sem o técnico Rogério Ceni, suspenso por reclamação, o auxiliar Charles Hembert deverá comandar o time pela primeira vez. O parisiense quer ampliar a sequência de sete vitórias do São Paulo no Morumbi. O time santista, um dos líderes da competição, ainda não venceu como visitante. 

O clássico será uma espécie de estreia à beira do gramado. Escudeiro de Ceni em todos os clubes (São Paulo, Cruzeiro, Fortaleza e Flamengo), Charles vai dirigir o time pela primeira vez desde outubro do ano passado, quando iniciaram a segunda passagem pelo tricolor paulista. No Fortaleza, Hembert substituiu o chefe em dois jogos, mas perdeu ambos. "Eu aprendo com ele todos os dias. É uma relação forte, de concordar, não concorda, mas é assim que crescemos. É uma relação positiva que ajuda a encontrar as vitórias", declarou o auxiliar em entrevista no ano passado. 

FrancêsCharles Hembert, auxiliar-técnico de Rogério Ceni no São Paulo, deverá comandar o tricolor paulista diante do Santos Foto: Rubens Chiri/SPFC

PUBLICIDADE

Charles Alexandre Patrice Francis Hembert confessa que era chamado apenas "Francês" pelos jogadores do Flamengo em 2021. Ele conheceu Rogério Ceni na Copa América Centenário, nos EUA, quando o ídolo são-paulino foi o auxiliar pontual do técnico Dunga. Hembert trabalhava na Pitch International, organizadora dos amistosos da seleção brasileira. Assim que recebeu uma proposta do São Paulo, Ceni chamou o recém-conhecido para ser seu companheiro. 

Neste jogo, o francês vai seguir os planos traçados por Ceni para o clássico. O principal deles é escalar um time descansado, com condições para fazer um jogo de intensidade. Na semana passada, alguns titulares foram poupados do confronto pela Copa Sul-Americana na Bolívia. 

Hembert tem a seu lado um ótimo retrospecto do São Paulo como mandante. São sete vitórias seguidas no Morumbi. No Campeonato Brasileiro, o momento é de tentar engrenar. Até agora foram uma vitória, um empate e uma derrota. 

O Santos, um dos melhores do torneio, vê no clássico a oportunidade de melhorar seu desempenho como visitante. Em 12 jogos no ano, foram apenas duas vitórias, além de seis empates e quatro derrotas. 

Com o técnico Fabián Bustos, o retrospecto é mais preocupante: o time ainda não venceu fora da Vila. Em seis partidas, são três empates e três derrotas. Para reverter a situação, o argentino cobra mais efetividade, principalmente na criação e conclusão. Nesse contexto, o retorno de Marcos Leonardo, artilheiro do time na temporada, pode ajudar.

Publicidade

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO X SANTOS

SÃO PAULO - Jandrei; Rafinha, Diego Costa, Léo e Welington; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Alisson; Eder e Calleri. Técnico: Charles Hembert (auxiliar-técnico de Rogério Ceni)

SANTOS - João Paulo; Madson, Maicon, Bauermann e Lucas Pires;Fernández, Zanocelo, Lucas Braga e Jhojan Julio; Léo Baptistão (Ricardo Goulart) e Marcos Leonardo. Técnico: Fabián Bustos.

ÁRBITRO - Leandro Pedro Vuaden (RS).

HORÁRIO: 20h.

LOCAL - Morumbi.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.