Norberto Duarte/AFP
Norberto Duarte/AFP

São Paulo encara a Universidad Católica, e Santos pega o Táchira nas oitavas da Sul-Americana

Internacional, Ceará e Atlético-GO enfrentam Colo-Colo, The Strongest e Olimpia, respectivamente

Redação, Estadão Conteúdo

27 de maio de 2022 | 13h45

Os confrontos das oitavas de final da Copa Sul-Americana foram definidos nesta sexta-feira, em sorteio realizado pela Conmebol, e os times brasileiros conheceram seus adversários. O Santos vai enfrentar o Deportivo Táchira, que integrava o grupo do Palmeiras na Libertadores, e o São Paulo terá pela frente o Universidad Católica do Chile. Internacional, Ceará e Atlético-GO enfrentam Colo-Colo, The Strongest e Olimpia, respectivamente.

Todos os representantes do Brasil jogam a rodada de volta em casa, conforme determinado pelo regulamento. Esta fase do torneio continental é formada pelos times que terminaram a etapa de grupos em primeiro lugar e pelos clubes eliminados da Libertadores na terceira colocação de suas respectivas chaves. 

Aqueles que disputaram a 1º etapa da Sul-Americana decidem a vaga para as quartas jogando como mandante. Os jogos estão previstos para as semanas dos dias 29 junho e 6 de julho, mas as datas específicas de cada partida ainda não foram definidas.

O Santos vai pegar um adversário que sofreu na mão de seu rival Palmeiras dentro do Grupo A da Libertadores. Apesar de ter brigado pelo classificação até a última rodada, o Táchira foi goleado por 4 a 0 e 4 a 1 nos jogos contra os palmeirenses. O São Paulo, por sua vez, terá de passar pela Universidad Católica, que, apesar de tradicional no futebol sul-americano, somou apenas quatro pontos no principal torneio do continente, no Grupo H, liderado pelo Flamengo. O time chileno foi o adversário da final na conquista são-paulina da Libertadores de 1993.

Outro brasileiro que enfrentará um time de tradição é o Internacional, que briga por uma vaga nas quartas com o Colo-Colo, campeão da Libertadores de 1991. Na atual edição, a equipe chilena perdeu a segunda colocação do Grupo F na última rodada, ao perder por 4 a 3, em casa, para o Fortaleza, em um jogo histórico para os brasileiros. 

Rival do time de Juan Vojvoda, o Ceará também fez história, mas na Sul-Americana, terminando a fase de grupos com 18 pontos e 100% de aproveitamento, a melhor campanha. Agora, o time se prepara para enfrentar o The Strongest, que ficou em terceiro no grupo do Athletico-PR na Libertadores. Pelo chaveamento, pode ser o adversário do São Paulo nas quartas se ambos passarem. Já o Atlético-GO terá de lidar com o tradicionalíssimo Olimpia, tricampeão continental.

Veja os confrontos das oitavas da Sul-Americana (times da esquerda decidem em casa)

Santos x Deportivo Táchira (VEN) 

Unión Santa Fé (ARG) x Nacional (URU) 

São Paulo x Universidad Católica (CHI)

Internacional x Colo-Colo (CHI)

Melgar (PER) x Deportivo Cali (COL)

Ceará x The Strongest (BOL)

Atlético-GO x Olimpia (PAR)

Lanus (ARG) e Independiente del Valle (COL)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.