São Paulo joga bem, bate Portuguesa e se mantém na luta pelo G-4

Com gols de Osvaldo, Cortez e Luís Fabiano, equipe chega aos 39 pontos e assume a 5ª posição na tabela

DEMÉTRIO VECCHIOLI, O Estado de S. Paulo

15 de setembro de 2012 | 21h00

SÃO PAULO - Com Luis Fabiano e Lucas juntos, o

Os donos da casa fizeram uma blitz na Portuguesa, que não conseguia passar do meio campo. Logo com 3 minutos, Luis Fabiano perdeu ótima chance. No seu estilo, tirou do zagueiro e bateu forte, mas em cima de Dida. Aos 5 ele perderia outra chance, mas daria sorte. O atacante recebeu de Lucas, carregou a bola como quis, mas adiantou e perdeu para o goleiro. No rebote, Osvaldo abriu o placar.

O gol não diminuiu o ímpeto ofensivo do São Paulo, que continuou atacando. Lucas, em dia voluntarioso, quase fez um golaço, mas tropeçou quando driblava Dida. Já Luis Fabiano não estava numa noite precisa. Aos 22, ele subiu sozinho para cabecear cruzamento de Wellington, mas mandou para fora.

Parecia que o segundo gol seria questão de tempo, mas um futebol tão ofensivo abria espaços defensivos. Aos 31, a Lusa empatou. Gustavo deu um chutão desde a sua zaga, Rafael Toloi errou o tempo de bola e ela sobrou livre para Bruno Mineiro bater tirando de Rogério Ceni e deixar tudo igual.

A torcida que compareceu em bom número ao Morumbi não gostou da conclusão da primeira etapa do São Paulo e vaiou o time na saída para o intervalo. Na volta, a Portuguesa estava fechada no seu campo de defesa e o time tricolor buscava abrir espaços. Para tentar se redimir, Tolói quase fez um golaço quando Dida saiu mal do gol numa falta batida na área. O zagueiro dominou na coxa, bateu de cobertura, mas Valdomiro tirou em cima da linha.

Mais uma vez o gol parecia questão de tempo, mas desta vez ele saiu. Foi aos 11 minutos. Osvaldo fez jogada pela esquerda e cruzou. Lucas bateu de primeira, forte, mas quem marcou foi Cortez, que estava no meio do caminho e deu leve desvio, tirando de Dida. A Portuguesa reclamou impedimento, inexistente.

O terceiro gol, como os dois outros, também começou com Lucas. O meia-atacante recebeu lançamento longo de Maicon, driblou Boquita, foi à linha de fundo, e rolou para Luis Fabiano. Aí o centroavante fez a parte dele e mandou para as redes, fazendo seu 11.º gol no Brasileirão em apenas 13 jogos e se igualando a Fred na artilharia.  

SÃO PAULO 3 X 1 PORTUGUESA

SÃO PAULO - Rogério Ceni; Wellington, Rafael Tolói, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Maicon (Cícero) e Jadson (Paulo Assunção); Lucas, Osvaldo (Casemiro) e Luis Fabiano. Técnico - Ney Franco.

PORTUGUESA - Dida; Luis Ricardo (Bruninho), Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro (Diego Viana); Léo Silva, Ferdinando, Boquita e Moisés; Ananias (Rodriguinho) e Bruno Mineiro. Técnico - Geninho.  

GOLS - Osvaldo, aos 5, e Bruno Mineiro, aos 36 minutos do primeiro tempo. Cortez, aos 11, e Luis Fabiano, aos 32 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Paulo César Oliveira (SP).

CARTÕES AMARELOS - Valdomiro e Moisés.

RENDA - R$ 383.190,00

PÚBLICO - 18.957 pagantes.

LOCAL - Estádio do Morumbi, em São Paulo.

LANCES DO JOGO

FRASE:

Gustavo (Portuguesa): "Demos muito espaço no meio, falhamos e acabamos perdendo."

Luís Fabiano (São Paulo): Temos o Jadson que cadencia muito bem o jogo, mas se o Ganso vier, será bem-vindo. O esquema é o treinador que vai escolher, mas, com certeza, um jogador desse nível sempre tem espaço."

SEGUNDO TEMPO

RESUMO: O São Paulo dominou toda a partida e, sem dar chances para a Portuguesa, que apenas marcou por conta de uma falha individual de Tolói, venceu fácil no Morumbi. Com o resultado, o São Paulo chega a 39 pontos, e assume a quinta posição. Já a Portuguesa continua com seus 29, no 12º lugar.

48min - Acabou.

47min - Cícero bate de bico e ainda dá tempo de Dida fazer uma boa defesa.

43min - Lucas entra em velocidade pela direita e Moisés, com um carrinho violento, faz a falta e recebe o primeiro cartão amarelo da partida.

38min - São Paulo faz suas últimas alterações: Paulo assunção entra no lugar de Jadson e Maicon é substituído por Cícero.

35min - Última alteração da Portuguesa: Sai o capitão Marcelo Cordeiro, entra Diego Viana.

34min - Moisés tenta chute da entrada da área. A bola passa ao lado direito do gol.

32min - GOOOOOOLLLLL DO SÃO PAULO - Maicon faz uma inversão de 30 metros para Lucas, que invade a área e cruza para Luís Fabiano. De primeira o atacante finaliza sem chances para o goleiro Dida.

31min - Segunda alteração da Portuguesa: Sai Luís Ricardo, entra Bruninho.

30min - Alteração de Geninho não surte efeito e São Paulo segue pressionando atrás do terceiro gol.

PÚBLICO TOTAL: 18.957

RENDA: R$ 383.190,00

26min - Primeira alteração na Portuguesa: Geninho coloca o atacante Rodriguinho, no lugar do meia Ananias, que teve atuação apagada.

23min - Boquita recua errado para Dida, e Luís Fabiano quase intercepta passe.

20min - Ney Franco faz primeira alteração no São Paulo: Sai Osvaldo, autor do primeiro gol e entra Casemiro com a camisa 28.

17min - São Paulo engata ótimo contra-ataque, mas Jadson tenta toca de calcanhar e a bola acaba nas mãos de Dida.

13min - Moisés recebe o cruzamento e cabeceia em cima de Rogério Ceni.

12min - GOOOOOOOOOOLLLLL DO SÃO PAULO - Contra-ataque rápido, Osvaldo entra pela direita e cruza, Lucas pega de primeira, a bola desvia em Cortez e estufa a rede.

7min - Após cobrança de falta, Dida falha e a bola sobra pra Tolói. O zagueiro bate para o gol, mas Valdomiro afasta em cima da linha. 3min - Ananias domina a bola de costas, gira e passa por Tolói, mas finaliza por cima do gol.

1min - As equipes não foram alteradas para o segundo tempo. São Paulo e Portuguesa voltam como iniciaram a partica.

INTERVALO

FRASE:

Rafael Tolói: "Falhei. Falhei mesmo. Agora temos que voltar e tentar vencer a partida.

PRIMEIRO TEMPO

RESUMO: O São Paulo começou tomando a iniciativa da partida. Dominando a posse de bola, a equipe de Ney Franco teve várias oportunidades de marcar com Luís Fabiano, mas o atacante não conseguiu o gol. Com o gol de Osvaldo, o São Paulo diminuiu o ritmo e deu chances para a Portuguesa, que conseguiu empatar a partida. Contando com a falha de Rafal Tolói, Bruno Mineiro ficou na cara de Rogério Ceni e só colocou no canto para igualar o placar.

46min - Acabou.

44min - O árbrito sinaliza um minuto de acréscimo.

42min - Em boa tabela, Lucas deixa Osvaldo na cara gol, o atacante finaliza para a boa defesa de Dida. Porém, o árbrito já havia sinalizado impedimento.

36min - GOOOOOLLLLLL DA PORTUGUESA - Após chutão do zagueiro, Tolói tenta afastar, mas falha, e Bruno Mineiro bate no canto de Rogério Ceni para empatar a partida. 

30min - O time do São Paulo recua e deixa a Portuguesa tocar a bola. Porém, sem criatividade, a equipe não causa perigo.

26min - A Portuguesa finalmente chega ao ataque. Luis Ricardo avança pela esquerda e cruza, mas a bola passa por toda a área e ninguém aproveita.

21min - Após jogada bem trabalhada, Jadson lança Wellington, que, improsivado na lateral, coloca a bola na cabeça de Luís Fabiano. O atacante não aproveita o lance e manda para fora.

19min - Portuguesa melhora na partida. Marcando em cima, a equipe já consegue trocar passes e armar algumas jogadas.

15min - O São Paulo domina a posse de bola e não deixa Portuguesa jogar.

12min - Após bela troca de passes do São Paulo, Denílson arrisca de fora da área. A bola desvia e é escanteio.

8min - Lucas está inspirado. Em outra jogada individual, o meia deixa zagueiros para trás, tropeça, cai na área e pede pênalti. Juiz manda o jogo seguir.

5min - GOOOLLLLL DO SÃO PAULO - Em bela jogada individual, Lucas faz fila e deixa Luís Fabiano na cara do gol. Dida salva a primeira, mas no rebote Osvaldo marca e abre o placar para o São Paulo.

4min - Luís Fabiano driba zagueiro e fica na cara do gol, mas bate em cima de Dida, que segura a bola.

3min - Pela direita, Maicon recebe de Osvaldo e arrisca de fora da área. A bola passa ao lado do gol de Dida.

1min - Começou. Com derrota na última partida, as duas equipes tentam se reabilitar no Campeonato Brasileiro. O São Paulo joga para encostar no G-4, e a Portuguesa para afastar de vez o risco de rebaixamento.

ESCALAÇÕES

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Wellington, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Maicon e Jadson; Lucas, Osvaldo e Luis Fabiano. Técnico: Ney Franco

PORTUGUESA: Dida; Luis Ricardo, Valdomiro, Gustavo e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Boquita e Moisés; Ananias e Bruno Mineiro. Técnico: Geninho

Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.