São Paulo joga mal e fica no empate com a LDU de Loja

Se o jogo entre São Paulo e LDU de Loja, no Equador, nesta quarta, não tivesse acontecido, pouca gente teria sentido falta. A partida valia pelas oitavas de final de Copa Sul-Americana, mas não empolgou em nenhum momento. O placar de 1 a 1 reflete apenas que o time brasileiro teve a sorte de um gol de Osvaldo, no qual a bola desviou na zaga e mudou de rumo, e que os equatorianos acertaram um chute preciso no jogo todo.

DEMÉTRIO VECCHIOLI, Agência Estado

27 de setembro de 2012 | 00h06

A partida de volta acontece apenas em 24 de outubro, no Morumbi, com o São Paulo podendo empatar sem gols para avançar. No domingo, a equipe de Ney Franco pega o Coritiba, às 16h, no Couto Pereira, pelo Brasileirão.

O JOGO - Ney Franco se surpreendeu ao ver que o gramado do Estádio Reina del Cisne não era tão pequeno assim. E decidiu aproveitar os espaços para escalar o time ofensivamente, com três atacantes. Paulo Miranda entrou na lateral-direita, mandando Douglas para o banco.

O problema é que o meio-campo tricolor não criava. Com Jadson mais uma vez apagado e Maicon fora de posição, o time não abria espaços e também não conseguia matar naquela região do campo as jogadas ofensivas da LDU.

Como era do São Paulo que se esperava algo de bom no jogo e o time de Ney Franco não rendia, o primeiro tempo foi tedioso. Chances de gol, só depois dos 30 minutos. A primeira foi da LDU, Uchuari aproveitando o espaço vazio nas costas de Cortez e chutou forte, para ótima defesa de Rogério Ceni.

O São Paulo abriu o placar na sorte. Osvaldo fez jogada individual pela esquerda, cruzou pegando bonito na bola e acabou carimbando Bermúdez. A bola desviou e foi direto para o fundo do gol.

Quando o cronômetro já marcava 44 minutos do primeiro tempo, a LDU de Loja deixou tudo igual. Larrea dominou no lado esquerdo da área sem receber a marcação de Paulo Miranda, bateu de peito do pé e acertou o ângulo de Rogério Ceni, que nada podia fazer.

Vendo que depois de 10 minutos de segundo tempo a falta de efetividade não era resolvida, Ney Franco mudou tudo. Trocou a formação com três atacantes por outra com três zagueiros, com Douglas no lugar de Ademilson. No lance antes da substituição, Paulo Miranda perdeu chance incrível de cabeça.

Com a nova formação, absolutamente nada mudou. Aí Ney Franco mudou tudo de novo. Tirou Jadson, pôs Willian José no time e matou de vez a possibilidade de uma jogada de criatividade.

As chances continuaram poucas. Aos 34 minutos Douglas cruzou, Willian José cabeceou sem força e o goleiro pegou. Tolói também quase marcou, meio que de costas, mas contra. A sorte dele é que Rogério Ceni estava esperto.

O jogo só ficou emocionante num lance aos 41 minutos. Rogério Ceni bateu falta no ataque e carimbou a barreira. Paulo Miranda, que deveria cortar o contra-ataque, se embananou com a bola e dois jogadores da LDU de Loja ficaram sozinhos com Rogério e o gol vazio. Mas o equatoriano demorou a chutar e permitiu carrinho providencial de Toloi.

Depois disso, já aos 45, Rogério Ceni quase levou um frango numa falta batida no meio do gol. Mas o rebote do lance criou contra-ataque para o São Paulo. A bola caiu com Willian José, que demorou a chutar e foi travado na área.

FICHA TÉCNICA:

LDU DE LOJA 1 X 1 SÃO PAULO

LDU DE LOJA - Gómez; Vera, Alvarado, Cumbius (Bermúdez) e Hurtado; Larrea, Mosquera (Cordero), Féraud e Uchuari; Fábio Renato e Calderón (Salas). Técnico - Paul Vélez.

SÃO PAULO - Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Tolói, Rhodolfo e Cortez; Denilson (Wellington), Maicon e Jadson (Willian José); Osvaldo, Lucas e Ademilson (Douglas). Técnico - Ney Franco.

GOLS - Osvaldo, aos 36, e Larrea, aos 44 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO - Julio Bascuñan (Chile).

CARTÕES AMARELOS - Wellington, Osvaldo, Rhodolfo, Denilson, Vera e Salas.

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Reina del Cisne, em Loja (Equador).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.