
27 de novembro de 2019 | 04h30
O São Paulo tem a melhor defesa do Campeonato Brasileiro. Nos 34 jogos disputados, a equipe sofreu 25 gols, dois a menos do que o Palmeiras, segundo no quesito. No entanto, o São Paulo ligou o sinal de alerta após as últimas rodadas. O time foi vazado nos últimos quatro jogos. Vem de duas derrotas em casa e dois empates fora.
Se sofrer gol contra o Vasco no duelo desta quinta-feira, no Morumbi, o São Paulo voltará a ser vazado em cinco jogos seguidos após mais de dois anos. A última grande sequência negativa da defesa aconteceu entre julho e setembro de 2017, com dez confrontos seguidos com gols sofridos.
Apesar das últimas partidas ruins, a defesa do São Paulo é o único setor da equipe que não vem sendo criticado pela torcida. O goleiro Tiago Volpi foi o primeiro a conseguir uma boa sequência na posição desde a aposentadoria de Rogério Ceni. Os zagueiros Bruno Alves e Arboleda também contam com prestígio.
Na lateral-esquerda, Reinaldo tem sido um dos melhores jogadores do elenco na temporada. Na direita, Daniel Alves chegou a ser xingado em um protesto de torcedores em frente ao portão principal do Morumbi. Ele alterna entre a lateral e o meio de campo. Mas não tem se saído bem em campo.
O ataque do São Paulo deixa a desejar. A equipe marcou 34 gols no Campeonato Brasileiro e tem o pior rendimento entre os 13 primeiros colocados na tabela. Mesmo com a chegada de Fernando Diniz, que gosta de escalar suas equipes de forma ofensiva, o setor não conseguiu se encontrar. Pato joga mal e Pablo não rende o que se espera dele.
O São Paulo está em sexto lugar no Brasileirão, com 54 pontos. A posição, por enquanto, garante uma vaga na fase de grupos da próxima Libertadores, graças às vagas de Flamengo (campeão da Libertadores) e Athletico-PR (vencedor da Copa do Brasil).
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.